29 de nov. de 2010

Pagou? Sobrou? Planeje novamente!

Vou concluir aqui, nesse post, o conteúdo inicial do mesmo em que estou falando sobre o nosso tão amado dinheirinho! rs Pois bem, vamos supor que o planejamento do seu orçamento foi feito, o mesmo foi controlado e seguido à risca, você negociou e pagou suas dívidas e, de repente, percebe que pode sobrar algum no final das contas! Bom, como o "bichinho consumista" faz parte de nossas vidas, logicamente a tendência é pensar: "Sobrou? Vou gastar!" mas é exatamente o oposto o que devemos fazer.
Poupar deveria ser regra quando sobra dinheiro em nosso caixa pessoal e não exceção. Infelizmente vivemos num mundo em que as tentações materiais estão por aí, entrando de maneira até absurda, em nossas casas e mentes! Não me entendam mal, pois adoro comprar também e não sou nem um pouco entusiasta do regime comunista! Mas é que, convenhamos, as pessoas estão exagerando nessa coisa de consumir! Conheço gente que não tem casa própria mas tem toda a coleção do estilista mais famoso de Paris! Pois bem, voltando ao assunto do post em questão, porque poupar? 
Oras, a vida é cheia de surpresas, não é? Hoje você está bem, com um emprego bom, salário legal...amanhã você pode não estar mais assim. Poupar também lhe garante metas mais ousadas na vida, como finalmente abrir aquele tão sonhado negócio próprio, ou realizar aquela viagem dos sonhos com a família ou até mesmo comprar aquele apartamento grande tão desejado!
Quem guarda um pouco do dinheiro que possuí não é pego de calças curtas nunca! Como já relatei aqui, minha vida sempre foi cheia de altos e baixos, onde já passei por várias necessidades. E uma coisa importante que aprendi é que, com dinheiro numa poupança, surgiu um imprevisto, o problema será menor. Já pensou você ter seu salário roubado? Se você tiver grana guardada, suas contas do mês poderão ser pagas sem grandes transtornos até você recuperar o que lhe foi levado! Agora, se você passar por uma situação dessas e ainda não tiver dinheiro poupado ou ajuda de alguém, imagine o tamanho da desgraça no final! E olha que isso é só UM dos exemplos que posso citar aqui! Poupar, como eu já falei, não serve só para sanar problemas eventuais. Serve também para concretizar sonhos!
Vamos supor que surja uma oportunidade de você viajar para o exterior, a fim de fazer um curso profissional. Ao mesmo tempo, você terá que dispor de certos valores, porque você terá que custar algo nessa tua viajem. Se você tiver dinheiro guardado, fica fácil! Mas sem....talvez essa oportunidade lhe escape!  Bom, poupar é bom e você já entendeu o quanto é importante. E o "planejar novamente"?
Escrevi isso porque as pessoas não tem o hábito de se auto-disciplinarem quando sobra dinheiro. Todo mundo se planeja, economiza, etc...quando tem dívidas ou quando o dinheiro falta. Mas com ele sobrando, a maioria tende a esquecer aquele orçamento escrito. Gasta-se e depois pensa no que fazer. Errado! Não é porque hoje você ganha o dobro de ontem que deve gastar o triplo de anteontem! Também não estou dizendo que se você tem condições de comprar filé não é preciso comer ovo a vida inteira! Ou seja, equilíbrio sempre foi e será a chave de tudo! Continue fazendo seu orçamento mensal, economizando, procurando não entrar no vermelho, poupando e fazendo seu dinheiro girar e aumentar! Como?

- Você comprou roupas e algumas você usou apenas uma ou duas vezes, estando essas em ótimo estado. Por que não vendê-las? Vá até um brechó e negocie o preço das peças em consignação. Seu custo será quase zero e você pode lucrar com aquilo que está só lhe entupindo o armário!;
- Que tal ter uma atividade extra? Você está empregado e trabalha numa empresa, mas também sabe Inglês perfeitamente. Por que não, nas suas horas vagas, dar aulas particulares dessa língua? Um dinheiro a mais sempre é bem-vindo!;
- Pense no futuro sempre! Uma boa aposentadoria lhe garantirá um sossego na velhice! Invista em planos de previdência a longo prazo, onde você paga pouco por mês mas pode ter uma renda mensal muito boa lá na frente!;
- Se você recebeu uma herança em imóvel, por exemplo, não se apresse a vendê-lo, só se for estritamente necessário! Alugar a um bom preço, pode lhe garantir as reformas necessárias no local, sem custo para você como proprietário, além de um rendimento mensal também!;
- Nunca gaste muito em bens materiais que sempre perdem valor de mercado, como automóveis, por exemplo. Um carro zero, só de sair da concessionária, já perde uns 13% do seu valor original! Portanto, comprar e vender carros não é um bom negócio para quem quer ver o dinheiro crescer!;
- Não tenha medo do mercado de ações! Se você contratar uma corretora de valores de confiança e souber no que está investindo, vale a pena deixar seu dinheiro nesse tipo de mercado! O rendimento é superior a qualquer outro investimento bancário, mas deve-se calcular os riscos!

Claro que eu teria mais coisas para escrever, mas o post já ficou enorme! hahahaha 
Se alguém tiver alguma dúvida, 
pode entrar em contato comigo por aqui ou pelo meu e-mail: lola.love.spfc@gmail.com 
Pin It Now!

12 comentários:

Roberta Mello disse...

Lola bionica, minha mais nova consultora de finanças rss, boas dicas, nem sempre fáceis de seguir, mas o esquem é excelente!! Beijocas queridona

Mahria disse...

Ontem eu li um post no Blog A VIDA DE UMA GUERREIRA, da querida Nilce "VIVER OU JUNTAR DINHEIRO" olha querida, viver é por demais importante, mais poupar, pensar no amanhã é tão importante quanto. Não podemos pensar somente no hoje, no agora... ainda aprendendo essa lição. Já quebrei a cara algumas vezes coisa que não teria acontecido se eu tivesse poupado quando pude.


Bjs
Mah

Fabi Penco disse...

Oi moça tdb?
gostei muito desse texto, em especial seu blog... eu sou muito ecônomica e consigo comprar coisas que quero..
vista meu cantinho quando der:
http://encantoedesencanto.blogspot.com
beeeijos

Andreia Lica disse...

Lola, chegeui a uma conclusão: Quer ser minha consultora financeira? Otimo post, acho que ele é bem esclarecedor e ajda as pessoas a pensar em um futuro melhor. Eu ja fui muito consumista, hj em dia não gasto de modo desmedido.

Bjão

Giuliana: disse...

Lola,

Amei esses posts esclarecedores e que nos faz refletir e repensar.

Sei que talvez para mim que trabalho no setor administrativo/financeiro, formada em Contábeis, é uma vergonha falar que planejo direitinho minhas receitas x despesas, porém não poupo praticamente nadica de nada.

Falta de vergonha na cara e me dedicar melhor, pois sei que quando traço uma meta, me sacrifico e consigo. =]

Seus posts foram incentivadores.

Beijos.

Tays Rocha disse...

Lola... toda séria e responsável falando de grana, poupar e etc... adorei esta sua faceta heheheh. Eu já fui compulsiva, muito gastadeira e sofri noites acordada por causa disso, hj só faço aquilo que posso. E na minha casa temos 3 coisas sagradas: 1. poupança das crianças, 2. nossos planos de previdência privada, 3. todas as despesas fixas em dia, depois a gente se vira nos 30. E tem mês que não dá, e a gente faz dar... kkkkkkkkk, aí viro noite cortando papel e afogada em tintas affff. Mas tudo isso é sim muito necessário prá preservar a paz de espírito e qualidade de vida, ter o mínimo de segurança, principalmente prá nós que temos filhos. Beijocas.

Unknown disse...

Não me acostumei a te chamar de Lola, mas vamos lá!

Fiquei impressionada com esse texto seu. Adorei os outros da série rs mas esse deu conselhos super interessantes e reais. Você falou como grande especialista no assunto.
Acho que já sabia muito do que você falou e até aplico sem pensar algumas da suas dicas.
Só que a maneira que você colocou o assunto realmente me fez enxergar isso. Vou ficar mais atenta e quem sabe podemos conversar mais sobre isso depois?

Beijos ;)

Nilce disse...

Oi Lola
Também penso assim, nem tudo, nem tão pouco. Guardar sempre é bom.
Mas ultimamente aqui em casa tá difícil. Já gastei o que guardei o ano todo para a viajem de férias. Foi preciso. Ainda bem que tinha.
Bom mesmo é viver, com moderação é claro, mas viver.

Bjs no coração!

Nilce

Mimo Chic disse...

Lola, que graça de dica, abrindo nossos olhos para o consumo, objetivos e cuidados!
muito legal, e aconchegante seus cuidados.
bjs
lulu & sol

Débora Fouraux disse...

Oi Lola! Tudo bem? otimas dicas! eu sou pao dura! kkk n gasto meu dinheiro nao! rs Beijoss

Priscyla Rodrigues disse...

Oi Lola...

Excelente post... Já fui uma boa poupadora... Hoje em dia to gastadora que só... rs... Tenho que me organizar pra voltar a poupar...

Bjoks

BECA disse...

Juro que estou fazendo um esforço tremendo para guardar dinheiro...
Vamos ver, quem sabe seja uma meta que completarei no ano que vem,.... Fechar o ano com uma boa poupança!

Bjs