1 de dez. de 2010

Aperitivo pro Natal!

Natal chegando, festas à vista! E festa é sinônimo de comida boa! Pensando nisso, aqui vai uma receita maravilhosa e super fácil de fazer, para servir como um aperitivo antes da grandiosa ceia ou mesmo como uma entrada especial para a mesma! É um antepasto, contendo vegetais gostosos, que aliás, para quem não aprecia muito as verduras, é uma boa pedida!

Eu usei:
- 1 beringela grande;
- 2 abobrinhas italianas médias;
- 1 cebola grande roxa;
- 3 dentes de alho;
- 1 pimentão vermelho grande e sem sementes;
- meia xícara de chá de uvas passas brancas;
- meia xícara de chá de castanhas de caju;
- sal à gosto;
- uma pitada de orégano;
- pimenta moída à gosto;
- meia xícara de vinagre de maçã ou de vinagre de vinho tinto;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de sopa de molho de tomate pronto, sem pedaços.

Corte a beringela, as abobrinhas e o pimentão em tiras não muito finas e as distribua numa assadeira. Corte a cebola também em tiras e o alho em lascas finas, jogando por cima das camadas dos vegetais. Acrescente as uvas passas e as castanhas. Jogue o orégano, o sal, a pimenta, regando tudo com o vinagre, o azeite e o molho de tomate. Cubra essa assadeira com um papel alumínio e leve ao forno já aquecido em temperatura média, deixando assar por uns 15 minutos ou até que você perceba que a beringela já murchou e as outras verduras estiverem bem macias! Desligue o forno e deixe a assadeira dentro dele até esfriar! Retire o antepasto, que a esta altura esta pronto, colocando-o numa vasilha fechada. Você pode acrescentar, nesse momento, mais azeite, se preferir! Essa mistura fica conservada em geladeira por pelo menos uma semana! E o melhor da história: quanto mais tempo permanecer na vasilha, mais gostoso fica! A quantidade de ingredientes que usei, rende um antepasto para 4 pessoas! Sirva o mesmo com torradas ou pão!

 É maravilhoso e garantia de um Natal mais gostoso! (Até rimou!) rs
Aproveitem!
Pin It Now!

21 comentários:

Roberta Mello disse...

Anotada e vai ser testada em breve!!! Beijocas

Lilah disse...

Vc e a Fernanda Reali querem me fazer cozinhar né?
Deu água na boca.

Adriana Balreira disse...

Bia, que delícia!!! Há tempo que procurava uma receita dessa e não encontrava!!! Oba, agora irei testar logo logo!!! Amo berinjela!!! Só não gosto de castanha, acho que é porque aqui em Fortaleza tem castanha demais acabo enjoando! Mas farei sem elas...rsrs...
Beijos e Parabéns pela receita!!
Adriana Balreira

Nilce disse...

Vambora lá testar então.
Parece uma delícia, Lola. Obrigada por compartilhar.

Bjs no coração!

Nilce

Andreia Lica disse...

Hum...faço um bem parecido. Acho antepastos uma delícia.

Bjão

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Vou fazer, com certeza!! Beijos

Alexandra Lopes Da Cunha disse...

Adorei e posso fazer uma sugestão? Dá para colocar pimentão de outras cores também: vermelho e amarelo fica lindo!
Vou mandar uma receita de purê de ameixa que é facílimo e fica ótima com as carnes de peru ou de porco!

Liz Menezes disse...

Minha linda, vim deixar um carinho e dizer que adorei a dica que você deu. muito bom mesmo para quem não curte muito verduras.
Um beijão e que sua quarta-feira seja muitíssima abençoada

Patrícia Gomes disse...

Frô, eu não consigo gostar da tal da beringela, mas esse antespasto com um pãozinho sírio, até que como um cadim, viu! rs
Ótima dica! ;oD

Xerinhos, bonita!
Paty

Kelly Kobor Dias disse...

Adoro receitas com berinjela, deve ter ficado saborosissimo!!!! beijos

Leticia disse...

Lola,
Eu não curto nada berinjela... sério mesmo! A minha mãe faz, mas não consigo comer! rssss.
Beijos
lelê

PS: depois me manda um email, vejo o que consigo te ajudar...

Calma que estou com pressa! disse...

nuu que esta receita deve ficar ótima- adoro todos os ingredientes - principalmente castanhas , e esta mistura - um belo antepasto (apesar de destestar esta palavra>não me pergunte porque)
mas a receita - vou fazer
bj
lu

Iara disse...

Tu fico com peninha de mim né. Porque tava me provocando no twitter aquele dia com cheirinho e tudo.
Tá bom, vo ve se encontro uma boa alma pra faze pra mim, porque minha comida, MEU DEUS, não da pra quere.
Até meu cachorrinho recusa.
Beijos amor.

Regina Laura disse...

Menina, mas cada receita que a gente vê por aqui!
Acho que vou passar pra minha mãe fazer..kkkkkk
Obrigada pelo carinho viu?
E quanto ao tuí, amiga, bem que eu tento. Mas agora o tempo minguô de vez!
Mas isso passa. Assim que tiver um pouquinho de folga eu volto a tuitar com tudo..rsrs
Beijão

Fernanda Reali disse...

Adoooro. Conhecia como sendo Caponatta. Muito bom. Compro pronto no hortifruti, em potinhos, como se fosse daqueles de salada de frutas.

beijooooo

Débora Fouraux disse...

Oi Lola! Hum, parece uma delicia heim! obrigada pela visita no blog! Beijoss

Neli Rodrigues disse...

Adorei a dica de antepasto e não somente pro Natal...fácil e rápida.
Bjs♥

Lilian Britto disse...

Hummmmm, q delicia Lola! Farei e te conto ;)

Andreia Lica disse...

Amiga,

Se eu te disser que além de tirar a foto do Lugano conheci ele pessoalmente e ja jantei com ele e a esposa? Ele é lindo!!! Tudo debom e super simpatico...

Bjão

Luma Rosa disse...

Adoro antepasto de beringela e não conhecia a versão com abobrinha, grande novidade pra mim e que vou testar!!
Lola, te citei neste post http://luzdeluma.blogspot.com/2010/11/buy-nothing-day.html e não tive tempo de avisá-la, pois fiquei completamente desconectada!
Beijus,

Unknown disse...

Lola,

Eu já comi muito desse antepasto e adoro, vai os mesmo ingredientes que você indicou menos as abobrinhas.

hummmmm deu água na boca Será que me arrisco a fazer?

Beijos ;)