20 de fev de 2013

Dicas Práticas para o Café-da-manhã - Blogagem Coletiva

Todo mundo sabe que tenho mania de limpeza e organização. E por isso estou sempre em busca de formas diversas e práticas de aperfeiçoar meu dia-a-dia. Começá-lo de forma saudável, alegre e com planejamento, já é um passo enorme para quem quer ordem na sua rotina!
Assim começo a Blogagem Coletiva sobre Dicas para o café-da-manhã proposta pela
A Alê propõe que a gente troque idéias e dicas sobre como realizamos a primeira refeição do nosso dia, o café-da-manhã. Isso com o objetivo de facilitar as atividades diárias, aumentar a convivência com nossa família e ter uma vida mais saudável. Gostei disso porque se a gente começa o dia bem, ele tende a terminar bem não é?
Depois de anos de casada e agora com filhos na pré-adolescência e com horários iguais escolares, posso dizer que finalmente consegui uma organização na rotina do nosso café-da-manhã!
Particularmente, eu, Lola, acho o café-da-manhã a principal refeição do dia. Não consigo funcionar direito se não sento para comer alguma coisa logo após despertar! É automático. Se, por algum motivo eu levanto e já parto para as minhas tarefas do dia, SEM tomar o meu café-da-manhã, pode escrever que estarei de mal com meu dia. Fora que existe uma explicação física para isso. Durante o sono, pode parecer que não, mas nosso corpo continua gastando calorias. Quando ele desperta, é necessário repô-las para manter o nível de energia no organismo! 
Por isso sentimos tanta falta dessa refeição logo no início da manhã!
 Como a nossa vida é corrida e meu marido trabalha fora, a única refeição que nos encontramos para sentar e conversar com certa calma é o café-da-manhã. Mesmo que seja por alguns minutos e que ele contenha apenas café preto quentinho e um pão com manteiga!
Eu acostumei meus filhos a gostar do café-da-manhã justamente por isso: é uma refeição que podemos fazer juntos!
No dia-a-dia, eu levanto primeiro e acordo os meninos. Isso acontece bem cedo, lá pelas 6:00hs pois ambos entram na escola às 6:50hs.
Enquanto eles estão se trocando, vou para a cozinha e preparo leite com chocolate em pó para ambos, acompanhado de bolachas integrais salgadas com requeijão. De vez em quando eles comem com bolacha doce e substituem o leite com chocolate por algum suco já pronto. Daí vão para a escola alimentados! E tem um detalhe aí: eu não tomo café com eles. Mas me sento e converso! Pergunto sobre o que eles vão fazer na escola, se sonharam na noite anterior, essas coisas. Acho importante pois faz parte da refeição em família o diálogo. 
Daí eles saem para a escola e parto para a segunda fase do meu café-da-manha: MARIDO! rsrsrs 
Nessa altura ele já está acordado e pronto para a nossa caminhada matinal! Vamos ao parque aqui perto de casa e, na volta, passamos na padaria para comprar o pão integral que tanto gostamos! Enquanto ele se arruma para o trabalho, eu faço o café e arrumo novamente a mesa com xícaras e pratos limpos. Daí também temos o nosso tempinho 
para papear e ver as notícias do dia! É muito bom!
No final-de-semana o café-da-manhã sempre é especial e mais elaborado!
Final-de-semana tem até docinho no café-da-manhã! rsrsrs
 Na padaria a compra é mais "substancial" e colocamos à mesa geléia, um pão diferente ou um biscoito novo. E fazemos isso com os meninos, o que é bacana demais!
Se você não tem tempo de fazer suas refeições matinais assim, todos os dias, reserve ao menos um dia da semana ou aos sábados e domingos para realizá-la com mais capricho e para reunir todo mundo à mesa! 
Quem quiser ver mais dicas sobre o assunto, 
Beijos
Pin It Now!

10 comentários:

Cristin disse...

Eu li que....(Em algum lugar)...a família que se reúne pelo menos uma vez ao dia para uma refeição se torna muito mais unida...#FATO.
Família linda!
Bj bonita

Tami Fonseca Sousa disse...

Sempre tive problema pra tomar café antes de sair de casa,não consigo,como alguma coisa no trabalho e sei que isso é super errado.
Adorei suas fotos.
Bjinhus ;)

Crys Leite disse...

Um dos meus maiores defeitos é não conseguir comer nada de manhã. A comida não desce, raramente tomo café. Normalmente faço um lanche lá pelas 10:00 da manhã quando já estou no trabalho. Preciso mudar isso, sei da importância dessa refeição.

Má! disse...

Eu tenho inveja branca do seu café da manha rsrs até pq vc é a anfitriã desse momento né, pq acontece duas vezes na sua casa, acho isso super importante pra sintonia da família!
Aqui em casa marido toma café no escritório e eu fuen fuen fuen, com cachorrinha rs, no final de semana, quando vc pensa que tem um esperança... fuen fuen kkkk meu marido acorda muito cedo até no fds... e eu não acordo ... então compensamos essa falta no jantar!

Bjo Bjo

Bia Jubiart disse...

Oi Lola!

Gostei do tema, e claro da sua participação!
Interior sabe como é, nos reunimos em torno da mesa no mínimo 2 vezes ao dia, as vezes chega até p/ os amigos rsrsrs. Se alimentar bem na refeição matinal é importante, porém esse diálogo, um tempo para ouvir e ser ouvida é essencial para uma família (nem que seja pra quebrar o pau rsrsrs).

Beijão Bella!

lilian vieira disse...

Lola querida,é uma delicia seus posts,bjos.

Alessandra Rigazzo disse...

Que post lindo, Lola!
Amei conhecer sua rotina e ver que você tem um momento com os meninos e um momento com o marido. Super importante, né?
Obrigada por seu post, vai incentivar muita gente!
bjo

Daniela Bender disse...

Oi amiga! Aqui em casa o café é literalmente café com pão e no final de semana as vezes até rola um bolo ou doce. O maridão e eu tomamos café juntos todo dia o filho como estuda a tarde, acorda mais tarde e toma café sozinho. BJusss

Cristina Gauer disse...

Bacana teu blog. Parabéns !

Cristina Gauer disse...

Bacana teu blog. Parabéns !