30 de mai. de 2011

Dieta Coletiva - 22a edição!!

Passei a semana na caminha...não, eu não fiquei de bode nem com mega preguiça! Na verdade estava (e ainda estou) super resfriada, achando até que evoluiu para uma gripe. Portanto a cama foi a salvação para que eu melhore aos poucos. Mas nem por isso deixei de seguir a Dieta Coletiva e me mantive firme no objetivo de secar um pouco mais tomando sopas durante o jantar. Vou confessar que tal foco foi muito mais fácil do que eu imaginei! Sim, porque primeiro que adoro uma sopa quentinha durante à noite. Segundo que sei receitas deliciosas de caldos, e terceiro porque está tão frio aqui em Sampa que nada melhor que uma sopinha para esquentar o corpo! rs Uma das que mais gosto, principalmente porque também agrada a toda a minha família, é o creme de abóbora japonesa ou kabotchan. Ela é uma abóbora mais encorpada do que a famosa "moranga", que fazemos doces e saladas, por isso é perfeita para um creme. Mas nem por isso ela deixa de ser light, pois possuí em 100g apenas 45 calorias! Além disso é rica em beta-caroteno e sacia bastante a fome! Querem ver como faço?

Eu uso, para 6 porções de creme/sopa de abóbora, os seguintes ingredientes:

- 200g de músculo (uso carne para aumentar a saciedade, já que confere proteína ao prato, além de ficar mais saborosa!);

- 500g de abóbora japonesa picada e descascada (ou quatro saquinhos que encontramos em alguns supermercados, com pedaços já limpos e embalados);
- 1 colher de sobremesa de azeite;
- Meia cebola picada;
- 3 dentes de alho bem amassadinhos;
- Sal e pimenta-do-reino à gosto;
- Água fervente até cobrir os ingredientes da panela;
- Cebolinha verde picada ( para decorar).

Eu preparo assim:

Primeiro eu revogo apenas a carne no azeite até ela ficar mais dourada, junto com a cebola e o alho picadinhos. Daí acrescento a abóbora, o sal e a pimenta-do-reino, cobrindo tudo com a água fervente. Tudo isso faço na panela de pressão, deixando lá com fogo baixo por uns 20 min. Se você fizer na panela normal, cozinhe até a abóbora ficar bem macia, quase desmanchando. Depois disso, coloque tudo no liquidificador e bata até ficar com consistência de creme. Sirva com um pouco de cebolinha verde picada, apenas para decorar!

Uma delícia, eu garanto! 

Quem quiser saber mais sobre receitas saudáveis e lights, dicas, confissões, enfim, tudo sobre dieta, acessem AQUI o Blog Dieta Coletiva !!!

Beijos
Pin It Now!

9 comentários:

Roberta Mello disse...

Adoro tudo com abóbora e ainda mais depois que soube que tem baixiiiinhas calorias !! Nesse frio combina super bem!! Beijocas queridona!!

Ana Paula Santiago (inventandocasa.blogspot.com) disse...

Espero que vc já esteja toda boa de novo! rsrsrs...
Adoro sopas e caldos, esse de abóbora eu faço com carne seca desfiada, fica hummm. E adoro caldo de camarão. de feijão. Sopa de legumes, hmmmm, no frio dá uma vontande de comer coisas quentinhas...
Beijo loira!

Carine Gimenez disse...

Lola
Já copiei a receita,além de gostar de abóbora e caldos,esse parece ficar delicioso.
Estou torcendo pra você melhorar logo.
Beijos.

Adriana Balreira disse...

Hummm, vou anotar e fazer. Adoro quando vc coloca aqui receitas. Pois anoto tudinho e faço. A sopa de legumes com carne que vc colocou aqui eu fiz e amei. Já fiz várias vezes. Essa eu vou fazer e te falo se gostei.
Beijos
Adriana

Giuliana: disse...

Lola, amada!

Melhoras, esses resfriados e gripes estão pegando todo mundo, e tem que cuidar para não evoluir pra uma pneumonia, aqui está um surto.

Não sou fã de nenhum tipo de abóbora, mas preciso aprender a comer, talvez essas sopinhas sejam um ótimo começo.

Beijos e uma linda semana. ;oD

Dani disse...

Lola, adorei essa receita!!!!
Vou tentar fazer... Adoro sopas, e essa está com uma cara ótima!
Beijos

Mirys Segalla disse...

Hoje tem BLOGAGEM COLETIVA SOBRE AMOR E/OU FAMILIA!

Explicações, selinhos, etc e tal lá no Diário! E não esqueça de deixar o seu link pra gente, se participar, pra podermos divulgar!

http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com/2011/05/blogagem-coletiva-dia-da-familia-ou-dia.html

Bjos e bençãos.
Mirys

Mirys Segalla disse...

Hoje tem BLOGAGEM COLETIVA SOBRE AMOR E/OU FAMILIA!

Explicações, selinhos, etc e tal lá no Diário! E não esqueça de deixar o seu link pra gente, se participar, pra podermos divulgar!

http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com/2011/05/blogagem-coletiva-dia-da-familia-ou-dia.html

Bjos e bençãos.
Mirys

Cissa Branco disse...

Lola,

Estou louca de vontade de comer sopa, chego aqui e me deparo com esse creme de abóbora, quase infartei. Adoro músculo, sei que é coisa de pobre, mas como sou não me importo de reafirmar, adoro músculo, quer ver uma sopa de anholine com músculo e legumes, amo!
Grandes beijos e melhoras!