20 de jun. de 2011

Dieta Coletiva - 25a edição!!

Pula fogueira Iaiá! Pula fogueira Ioiô! Ainda estamos em junho e, portanto, ainda em ritmo de festa junina! E porque não usar de uma das gostosuras típicas sempre servida nessas festas para emagrecer? Estou falando do Quentão, mas apenas o que é feito SEM o alcóol da pinga e com açúcar light ou adoçante próprio para fogão. Essa é minha dica para hoje, na nossa blogagem da Dieta Coletiva! 
Imagem copiada do Google Images

O Quentão, bebida servida nas Quermesses, é feito a base de açúcar queimado, gengibre, canela, cravo, água fervente e pinga. Por isso mesmo "esquenta" de verdade! Mas quando fazemos essa bebida retirando a pinga, que possuí alcóol e bastante calorias além do açúcar refinado, ficamos com as propriedades benéficas do gengibre, uma raiz considerada como queimadora de gordura. 
Imagem copiada do Google Images

O gengibre já é amplamente conhecido por sua capacidade medicinal de ser antibactericida e anti-inflamatório, já que possuí substâncias que são como um desinfetante geral do organismo. Muita gente já sabe que o gengibre pode auxiliar na cura de tosses, enjôos, resfriados e dores de estômago, mas pouca gente conhece as propriedades dessa raiz pequena a respeito da queima de gordura. Ele é um alimento termogênico, aumentando a temperatura corporal quando consumido. Isso obriga o nosso corpo a gastar mais energia, acelerando o metabolismo e queimando calorias. Podemos perceber essa ação apenas ao mastigar o gengibre, que tem um gosto picante, forte, parecido até mesmo com certas pimentas! E feito assim, como um bom chá, ele fica realmente delicioso! Essa semana, praticamente todos os dias, fiz esse chá bem parecido com o famoso Quentão e posso lhes garantir: dá uma boa diminuída na barriga! Além disso, a canela e o cravo também são alimentos termogênicos, aceleradores do metabolismo, além de darem um sabor mais especial a essa bebida! 

Para o chá de Gengibre eu uso (Ingredientes):
(Rende 6 xícaras de chá)
- 4 colheres de açúcar diet próprio para forno e fogão;
- 2 colheres de sopa bem cheias de gengibre, descascados, lavados e picados;
- 1 canela em pau;
- 6 cravinhos;
- meio litro de água fervente.
Eu faço assim (modo de preparo):
Primeiro "queimo" o açúcar numa panela. Depois acrescento o gengibre e dou uma "fritada" nele, para depois jogar a água fervente. Acrescento a canela e o cravo e deixo ferver mais por uns 15 minutos. 
Bebo bem quente mesmo e fica com um ótimo sabor!
Quem quiser saber mais receitas deliciosas e magras, dicas e histórias de emagrecimento saudável, acessem AQUI o Blog Dieta Coletiva e divirtam-se!!!
Beijos
Pin It Now!

6 comentários:

Celina Dutra disse...

Bom Dia. Só pra dizer que seu texto está legal, mas quentão não me enche a boca d'água.rsrs Zanga comigo não.

Beijo. Ótima semana.

Adriana Balreira disse...

Bia,
Nunca tomei quentão! Aqui em Fortaleza é tão quente o ano todo que não temos essa tradição do Quentão nas festas juninas e sim o Aluá que é servido mesmo gelado e é feito de abacaxi, rapadura e pão fermentado.
Um dia se tiver por aí no frio, tomo esse quentão! :)
Beijos
Adriana

Clara Lúcia disse...

Sem álcool eu já tomei e é ótimo, pois não costumo beber álcool.
Vou fazer... deu vontade.
Beijos.

Patrícia Gomes disse...

Lola, eu amo quentão, mas pra mim ele tem que tá mais pro morno... kkkkk
Não dou conta de nada muito quente! rs

Xêros
Paty

Tays Rocha disse...

Amiga, amo quentão e adoro um chazinho, tenho pés e pés de gengibre na minha horta, anotei a receita, e vou testar! Aqui é muito frio e precisamos sempre de coisas quentinhas prá compensar. Beijocas ♥

® disse...

E eu q num mexo cum bibida árcóolica já gostei!
Gostei da dica! Tomar na canequinha esmaltada péela a boca =D
Um bejim grande!