29 de abr. de 2014

Para o frio, que tal sopa creme de ervilhas?

Eu adoro uma sopinha. Confesso que sempre faço uma ou outra receita de sopa, mesmo no calor.
Algumas são especialmente saborosas, como a de ervilha seca que preparo!
E é fácil de fazer também!
Eu uso (Ingredientes):

- 1 pacote de 500g de ervilha seca;
- 1 cebola picada;
- 1 dente de alho picadinho;
- 100g de bacon picado;
- azeite, sal e pimenta à gosto.

Preparo:

A gente tem que primeiro amolecer previamente a ervilha. Eu coloco o pacote todo num vasilhame fundo e despejo água fervente até cobrir toda a ervilha. Deixo a mesma de molho nessa água de um dia para o outro. Depois eu escorro toda essa água e começo o preparo do creme!
Corto a cebola e o alho bem picadinhos e refogo numa panela funda com um fio de azeite. Quando tudo tiver dourado, coloco o bacon também picado em pedaços bem pequenos e deixo ali, fritando junto. Assim que percebo que o bacon está também refogado, despejo a ervilha já amolecida previamente e acrescento sal e pimenta. 
Daí despejo água fervente cobrindo toda a mistura na panela. Deixo pegar novamente fervura e diminuo o fogo, deixando a panela "meio" tampada. Vou mexendo sempre para ver se a ervilha já está bem cozida e desmanchando pois assim ela vai virando um creme! 
Eu não costumo bater no liquidificador essa mistura porque gosto do sabor dos pedacinhos da cebola e bacon na sopa. Então o segredo de virar um creme é cozinhá-la em fogo baixo, mexer sempre para não grudar e desmanchar a ervilha e acrescentar água para não secar a mistura.
Gostaram?
Beijos
Pin It Now!

3 comentários:

Cauim Ferreira disse...

Eu simplesmente adooorei, gosto muito de sopa de ervilha, mas não nunca deixava de molho, já vou deixar de molho pra amanhã,brigada linda pela dica, bjus

Rosana Francisco disse...

adoro sopas, vou fazer amanha com certeza...bjossss amiga prendada:)

Chris Ferreira disse...

Oi Lola, gostei muito da sopa. Eu adoro comer uma sopinha em dias frios. Acontece que aqui no Rio esses dias são raros, mas quando bate um friozinho a gente aproveita logo. Receita anotada.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe