1 de out. de 2012

Gnocchi da fortuna - receita!!

Dia 29, sábado, foi dia de comer o gnocchi da fortuna!
 Não sabe o que significa?
Bom, gnocchi ou nhoque é aquela massa redondinha feita basicamente de batatas e farinha. 
Minha avó preparava em casa mesmo, cortando a massa após enrolá-la como uma cobrinha em cima da mesa enfarinhada!
  E essa história de comer gnocchi ou nhoque todo dia 29, com uma nota de dinheiro ou uma moeda embaixo do prato, pra mim é mais uma desculpa para saborear esse prato delicioso! hahaha
Quanto a lenda, dizem que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália quando bateu em uma porta para pedir comida. Uma senhora atendeu a porta e, mesmo com a numerosa família, acolheu São Pantaleão e dividiu com ele o jantar que era nhoque. Como eram muitas pessoas, contando com São Pantaleão, a senhora dividiu em cada prato, sete bolinhas da massa para cada pessoa. Ele comeu o delicioso prato, agradeceu e foi embora. Então, ao recolher a louça do jantar, a senhora descobriu que embaixo de cada prato, havia um polpudo montante de dinheiro deixado pelo tal andarilho! 
Por isso, dizem que, se a gente comer o tal nhoque com uma nota ou moeda embaixo do prato, todo dia 29 do mês, teremos dinheiro em nossa casa até o dia 29 do mês seguinte!
 Não sei se funciona, mas tenho que agradecer a receita que lembrei da minha avó porque ficou maravilhoso meu nhoque!
Eu fiz assim....
Ingredientes para a massa
 - 1 quilo de batatas daquelas mais murchas ou próprias para fritar. Isso é importante! Devemos escolher as batatas certas para preparar a massa do gnocchi porque batatas absorvem muita água e podem deixar a massa pesada e indigesta. Se ela for murcha ou própria para fritar, a batata é mais durinha e não acumulará água!;
- 2 ovos;
- 2 colheres cheias de queijo parmesão. Esse item é opcional, mas vou lhes dizer: ficou maravilhoso com esse queijo na massa!;
- 2 colheres de margarina ou manteiga em temperatura ambiente;
- "um tanto bom" de farinha de trigo. Sinceramente não medi esse item porque a gente vai pegando o ponto da massa jogando aos poucos a farinha! No momento em que ela desgrudar das mãos, não precisa mais colocar farinha de trigo.;
- sal à gosto.
Preparo
Descasque as batatas e as cozinhe em água fervente com sal à gosto.
Quando elas tiverem cozidas/moles, coe as batatas e deixe esfriar. Depois as esprema como se fosse fazer um purê. Coloque na geladeira para gelar! Isso é interessante: muita gente faz a massa de nhoque com a batata ainda quente. Eu fiz assim, com ela bem fria
 e deu mais certo pois a massa ficou super levinha!
Depois das batatas já amassadinhas estarem geladas, coloque os ovos, a manteiga, o queijo e o sal. Misture tudo e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Eu costumo fazer essa etapa com as mãos mesmo! Assim vou notando o ponto da massa que é aquele que desgruda um pouco das mãos.
Com a massa pronta numa tijela, já coloque a água para ferver numa panela funda, pois a medida que a gente corta as bolinhas da massa elas já devem ser jogadas direto 
na água fervente para seu cozimento!
 Jogue um pouco de farinha numa superfície lisa como uma mesa e 
faça cobrinhas com a massa pronta.
 Depois corte pequenos pedacinhos com a faca e afunde um pouquinho o garfo em cada "bolinha" cortada. Minha avó dizia que assim o molho penetra mais na massa!
Jogue as bolinhas na água fervente para cozinhá-las. Elas vão afundar na panela e quando subirem à superfície significa que estão cozidas. Retire-as coando-as com um coador para servir.
Não jogue todas as bolinhas de uma vez na panela de água fervente! Vá fazendo isso aos poucos, umas 6 bolinhas por vez! Isso facilita seu trabalho na hora de pescá-las com um coador médio no meio da panela ok??
Eu usei meu famoso molho à bolonhesa (hahahaha) que tem inclusive uma 
Mas o nhoque ou gnocchi pode ser consumido com o molho de sua preferência.
 Gente, não é pra me gabar não, mas ficou de comer rezando meu gnocchi da fortuna!
E, claro, coloquei a nota embaixo do prato...vai que....hahahahaha
 Beijos
Pin It Now!

11 comentários:

Vera Moraes disse...

Lolita obrigada por compartilhar. Mas, pra mim, é muito trabalho....com certeza deve ficar maravilhoso....ainda mais se for para garantir um quinhão a mais na carteira. Prato bem moderado....pra mim isso é só degustação..he,he. Bjaum!!!

Renatha disse...

Minha mãe sempre fazia! De uns tempos pra cá ela parou, mas era sagrado: dia 29 era dia de nhoque! Ô delícia! Nem sei se a tradição vale de algo mesmo, mas que a gente esperava, ah... esperava!

Beijos!

Adriana Balreira disse...

Lola,
Amei as dicas. Pois tentei fazer uma vez nhoque e nao deu muito certo, nao deixei a batata esfriar. Assim ela "comeu" muita farinha! Gelando deve pegar menos farinha e ficar mais leve mesmo. Agora sei o segredo!
Pois para mim nhoque é a melhor comida do mundo!!! Exagerada? Um cadim! Kkkkk
Beijos
Adriana

Lúcia Soares disse...

Oi, Lola. Tem uma batata própria para o nhoque, tem até nome, mas me esqueci. (vou procurar). É meu segundo prato favorito, mas só vale feito em casa, todo nhoque que compro é duro e com gosto de farinha.
O seu parece delicioso mesmo, e faço desse jeito, só não sabia da dica da massa resfriar.
Beijo!

Celena disse...

Oi Lola, tbm amo nhoque, vez ou outra faço aqui em casa e apesar do trabalho sempre vale a pena, porq é uma delícia, tbm gosto de fazer 2 molhos, um branco com queijo e outro bolonhesa...hummm...bjs

Crys Leite disse...

Lolita e diz a lenda que com a nota você deve fazer uma compra e dar o troco para alguém, dessa forma seu $ vai se multiplicar. Beijinhos.

Ahhh ri muito do seu comentário no meu blog: Crys sem cerveja não é a Crys, rs. A pura verdade...

Pensei que iria te conhecer no sábado, uma pena que você não pode ir. Só a Margaret para me fazer ir no shop Tatuapé em um sábado, mas valeu super a pena.

Ana Claudia disse...

Hum, que nhoque delicioso, gostei demais.
Beijinhos
Aninha

Trilhamarupiara disse...

Oii Lola, que legal esta lenda do nhoque, não conhecia, vou começar a comer nhoque agora todo dia 29 rsrs, ficou ótimo o que vc fez, com certeza muito gostoso! Bjinhosss

Mamãe Nádia disse...

Hummm que delícia!!! Fiquei com água na boca aqui!!! Bjos!

Hilsa Camargo disse...

Eu amo inhoque... apesar de nunca mais ter feito! Entra todo mundo na bagunça, inclusive o maridão e a pequena : )

Beijocas

www.vidabonita.com.br

Monalise Nogueira disse...

Pinterestei e vou tentar fazer no próximo dia 29/10... rs