20 de out. de 2012

Blogagem Coletiva: Esmalte e Educação!

"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, 
tampouco sem ela a sociedade muda."
Paulo Freire
Conheci o verdadeiro sentido de Educação nas 
palavras desse grande Pedagogo brasileiro, Paulo Freire.
Sou Psicóloga, e como tal, fiz licenciatura e algumas matérias que tratavam de pedagogia. Assim, conheci a obra de Paulo Freire que, apesar das idéias políticas que não concordo totalmente, considero-o um grande agente de mudança para entender o papel da educação no mundo.
E com essa introdução, inicio o meu post sobre esmaltes que tem como tema hoje a Educação, tão importante e tão escassa, na minha opinião, em nosso Brasil atualmente.
Aliás, como manda a "boa educação", esse post estará em conjunto com outros maravilhosos, lá no Blog da Fernanda Reali (AQUI!).
Falei assim porque existe uma moda atual, muito feia na verdade, em copiar citações, posts, trabalhos e até piadas de outras pessoas, sem citar fontes e ainda apropriando-se da criatividade alheia. 
Mas isso é assunto para outros momentos!
Vamos falar de coisa boa???
 Pra isso, fiz a famosa "Francesinha" nas minhas unhas, que há tempos não usava. Estava com saudades! hehehehe
Usei um branquinho da Impala, para fazer a pontinha e um cintilante, também da mesma marca, o perolado "Polar"! Ficou fofo né??
Valorizo muito a educação e o educador.
 Em casa, a família, os pais, os amigos, etc... também fazem parte da transmissão de ensinamentos e educação para as crianças. Mas como dizia Paulo Freire, o ideal é que façamos os outros pensar sobre o conhecimento, achando suas próprias conclusões. Educar por educar, até um robô é capaz de fazer! Mas ensinar o outro a pensar, só mesmo educadores para tal!
Procuro estimular a mente dos meus filhos dessa forma.
Claro que eles estudam em escola formal, aprendendo o BE-A-BÁ necessário e didático, mas também converso sobre tudo, mostro minhas experiências, estimulo-os a interagir raciocinando e é claro, não esqueço do exemplo. 
Porque é através da observação dos nossos exemplos que a criança aprende!
Quem quiser ver mais sobre Educação e Esmaltes, corram até o Blog da Fernanda Reali (AQUI!).
Participe também da brincadeira, colocando seu post no mural!
Essas postagens ocorrem todo sábado.
Sábado que vem, dia 27 de outubro o tema será Esmaltes e Halloween!
Beijos
Pin It Now!

9 comentários:

Adriana Balreira disse...

Lola,
Grande Paulo Freire. Nunca estudei pedagogia para ser uma grande professora. Mas adorei a época que dei aulas. Muito gratificante ensinar. E o ensino de casa, da vida também é muito importante. Faz bem vc. Amei a meiguice do branco, da francesinha! Faz tempo que não pinto assim.
Beijos
Adriana

Monalise Nogueira disse...

Verdade, educação é um tema que da pra ir a fundo, mas ensinar as pessoas a pensar é algo extremamente difícil. ôoo como é. Do mesmo modo que vc, eu tento educar meus filhos seguindo o princípio e exemplificando com situações cotidianas que passei ou alguém próximo passou. Eu sempre faço com que pensem sobre os seus atos e consequencias como um todo, e também ensino a pensar antes pra não sobre depois da decisão.

Beijos querida e estou numa correria danada com a viagem + feira cultural...

Anônimo disse...

Lola! Paulo Freire é um clássico que tem muito a ensinar. Eu também procuro sempre estimular a criatividade da minha filha. A francesinha está super delicada. Faz tempo que não uso também, dando prioridade aos tons mais escuros que me perseguem!! Beijos e ótimo fim de semana!

AnaCristina disse...

acho esmalte clarinho chiquetééééérrimo, mas nao consigo usar com unhas muito curtas como as minhas!

http://anacristinap.blogspot.com.br/2012/10/esmalte-e-educacao.html

bom domingo, bjo bjo

Chris Ferreira disse...

OiLola, Paulo Freire é um mestre, um gênio, um exemplo. Eu fiz licenciatura em matemática e por isso cursei muitas cadeiras de pedagogia. Também esudei muito Paulo Freire.
Gostei do seu esmalte clarinho, charmoso e elegante.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Trilhamarupiara disse...

Oii Lola, sábias palavras de Paulo Freire, gostei do esmalte,os clarinhos são sempre delicados e se adequam a todas as roupas! Tem razão qto ao papel dos pais, temos que incentivar os nossos filhos muito além da educação convencional que eles recebem na escola! Bjoooosss

Hilsa Camargo disse...

O Paulo Freire é mesmo uma inspiração para todos os educadores : )

Linda francesinha... tão discretaaa!

Beijocas

www.vidabonita.com.br

Cristin disse...

Nossa,não sabia que vc é psicóloga! Muito bacana...mesmo!
Ótima postagem e sua francesinha ficou linda!
Bj bonita

Mell Santos disse...

Olá Lola suas unhas estão lindas.
Parabéns pelo post.
Bjs Mell.