13 de dez. de 2011

Final de ano com conscientização!

Meus filhos estão de férias desde o último dia de Novembro, pois ambos passaram com notas ótimas na escola. Mas ainda houve alguns dias de aula para cumprimento do currículo escolar e também para ter algumas apresentações de trabalhos feitos pelas crianças. 
Isso não mudou muito, pois no meu tempo, também era assim. 
A gente encerrava o ano geralmente com uma Feira de Ciências, apresentando algo que fazia parte do aprendizado das matérias daquele ano. O que eu acho interessante e diferente na educação de hoje, é que as crianças acabam aprendendo coisas que servirão efetivamente para mudarem o mundo!
Já faz uns quatros anos, por exemplo, que a escola dos meus filhos bate na tecla da conservação do meio ambiente. E não é porque não há outro assunto para se discutir! O fato é que isso é tão necessário e importante para a vida de todo o planeta, que a escola está corretíssima em abordar o tema quase todo ano!
Rô posando embaixo de seu desenho sobre o rio Tietê.
Detalhe da camiseta laranja com listras de fita crepe para imitar um peixinho palhaço! kkkk
E na conclusão do 4o ano do Ensino Fundamental, a criançada conheceu o Rio Tietê ao vivo, em cores e com cheiro ruim também (hehehe), aprendeu sobre sua importância geográfica e histórica e também sabe de cor e salteado seus problemas de poluição, além, é claro, da necessidade de sua despoluição. 
Por isso, o último trabalho que o Rodrigo apresentou nesse ano foi a respeito da 
conservação e limpeza do rio.
Ele pesquisou, escreveu, fez desenhos e participou, como um peixinho que precisava de oxigênio dentro do "rio sujo", na peça escolar!
Pegando o autógrafo do Dan Robson no seu trabalho escolar!
Além disso, as crianças tiveram a presença do Dan Robson (informações AQUI!), um ecologista aventureiro que a gente já viu muitas vezes nos jornais da rede Globo, com aquele barquinho, uma espécie de flutuador, percorrendo o Rio Tietê para verificar os níveis de poluentes.
O legal foi isso: as crianças aprenderam, se divertiram, mostraram um trabalho cheio de idéias criativas e ainda vão levar esse conhecimento para o seu futuro, ajudando efetivamente o mundo delas, o nosso mundo!
Muito bacana o final de ano do Rô!
Beijos
Pin It Now!

7 comentários:

Má! disse...

Que fofo!!

Bjo Bjo

Telma Maciel disse...

É isso aí! TODAS as escolas deveriam incluir efetivamente essa ideia! Quase como uma disciplina à parte. Já diziam os 'antigos' (nós? rs): O futuro do mundo está nas mãos das nossas crianças. Mas só estará de verdade quando começarmos a educá-los nesse sentido.
Gostei MUITO da ideia, dos trabalhos e da intenção!
Beijão!

Fernanda Reali disse...

realmente é outra mentalidade! nao lembro disso na nossa época!

beijooo

Luci Cardinelli disse...

Muito bom essa conscientização. Que essas crianças cuidem melhor do nosso planeta.

beijosss

lilian vieira disse...

oi Lola a escola do meu filho encerou o ano com um teatro sobre a reciclagem, foi emocionante,quem sabe esta geração consiga cuidar bem do planeta,bjos.

Lia e Vi disse...

Oi Lola, é a Vi, super legal esse trabalho, e ter contato com um pesquisador sempre dá uma instigada na criançada.
A camiseta do Rô é pura originalidade, achei o máximo.
bom final de semana,beijos,Vi

Adriana Balreira disse...

Lola,
que legal esse trabalho da escola onde seus filhos estudam. Adoro esse tipo de conscientização, pois é deste pequeno que eles devem aprender mesmo.
Nem tinha imaginado o porque dessa camiseta laranja listrada com branco...kkkkkkk.... Lenta eu sou. Mas que ficou legal ficou.
Lola, teu filhote é a tua cara!!! Tem os teus olhos, o teu olhar. Muito fofo!
Parabéns por ter filhos que não te dão trabalho com estudos.
Beijos
Adriana