26 de set. de 2011

Dieta Coletiva - 35a Edição - Vamos abaixar a pressão???!!!

No início desse ano eu tomei um baita susto: um nervoso inesperado, estress em alta, uma dor-de-cabeça latejante e a nuca dolorida foram os sinais de alerta...corri para um Pronto Socorro e descobri que minha pressão arterial, antes tão baixinha, era de 18:12, alta pra caramba!!! Lá fui medicada e NÃO ABAIXOU!! 
Tomei três doses de medicamentos fortes para controle da pressão arterial, e só fui liberada quando a mesma chegou a 16:9, ainda muito alta. Claro que corri numa cardiologista logo no dia seguinte. 
Pressão alta ou Hipertensão é coisa séria, tanto que um quarto da população brasileira sofre desse mal, principal causa de derrames cerebrais e mortes por problemas cardíacos. 
De se assustar não é mesmo? 
Fiz os exames necessários e não pude fugir da realidade. Tenho pressão alta por decorrência de uma hereditariedade infeliz (grande maioria da parentada é hipertensa!), estress em último grau e o pior: alimentação errada e quilinhos a mais! Como não quero ter meus rins paralisados pelo problema nem ficar com a boquinha torta por um derrame (ai como tô bandida! kkkk), 
comecei a tomar remédios para baixar a mesma, controlar essa minha ansiedade nata dos problemas 
da vida e levar a sério o emagrecimento saudável. 
No site "O Globo", peguei algumas informações sobre Dieta Saudável que coloquei aqui nesse post. 
O link que acessei é esse AQUI (clique!).
Regras? São simples. O díficil é segui-las!
ABUSE DOS ANTIOXIDANTES!
Comer linhaça dourada, farelo de trigo, frutas oleaginosas como nozes, maçã, alcachofra, soja, canela, cravo-da-índia, orégano, etc...deve ser um hábito. Esses alimentos possuem doses altas de potássio, onde a falta desse componente no organismo gera aumento da pressão;
MAIS LATICÍNIOS!
O cálcio ajuda a controlar os níveis de sódio, que aumenta a pressão. Talvez por isso minha pressão tenha aumentado muito porque também foi constatado que estou começando a ter osteosporose...ou seja, falta de cálcio! Claro que a intenção aqui é consumir laticínios desnatados e lights, porque gordura em excesso causa entupimento das artérias e excesso de peso, prejudiciais ao controle da pressão arterial. Nos laticínios também encontramos o magnésio, que relaxa os vasos sanguíneos facilitando o fluxo sanguíneo;
O PODER DOS DIURÉTICOS!
Consumir melancia, melão, abacaxi, maracujá, salsão, coentro, é ótimo para fazer mais xixi! Isso desincha o corpo e diminuí a pressão arterial. Além de aumentar o consumo de água né?
EVITE O ÁLCOOL!
Beber bebidas alcoólicas aumenta a pressão arterial, isso porque em doses altas, o álcool dificulta o trânsito do sangue pelas artérias.
Outra dica interessante, que vi nesse mesmo site onde coloquei 
as informações acima (site "Viver Melhor - Globo" clique AQUI!), é o aumento do consumo de FRUTAS VERMELHAS, as chamadas berries. Morangos, amoras, blueberries, in natura, são ótimas para diminuir a pressão porque possuem flavenóides. Em estudos recentes, provou-se quem consumia tais frutas tinha o risco de hipertensão diminuído em média 8%. 
Também não posso esquecer que exercícios físicos auxiliam na prevenção da hipertensão, por queimar calorias e aumentar o trabalho do coração, fortalecendo sua resistência.
Estou cuidando da minha pressão arterial, do corpo e da saúde. E você? Quem quiser ler mais sobre dicas, alimentos, dietas e receitas, cliquem AQUI no Blog Dieta Coletiva!
Beijos
Pin It Now!

10 comentários:

Rosana Cumpri disse...

Oi Lola,


Minha pressão sempre foi baixíssima...de uns tempos pr cá a danada anda subindo um pouco. Minha alimentação até que é legal...o problema é a heretariedade...eita familia boa pra ter coisa ruim...kkkkkkkkkkkkk
Mas o conhecimento faz com que a gente pense nisso. Sempre bom ler a respeito.

Tá se cuidando?? heim?? heim??? heim???? Eu lembro do seu susto.

Beijossssssssssssssssssssss
da Rô

Roberta Mello disse...

Aff Bia, se cuida viu menina, é isso aí, uma alimentaçao saudável já é um excelente preventivo!! Beijocasss

Lia e Vi disse...

Bela, tamo junto, rsrsrs
Aqui a pressão está sob controle, mas sabe cumé né... os quilos a mais não estão não, rssrs

adorei as dicas principalmente dos laticinios e tava toda felizona, até a parte em que eles tem que ser light. #comoassim, rssrrs

Bjus 1000 e vamo que vamo nessa batalha insana !!

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Oi!!!
Fic carente não!!!! Vm te dar colo:)
O seu blog tá limpinho. Não apareceu nenhum aviso de malware em nenhum dos 3 navegadores.
Pressão arterial é coisa séria mesmo. Minha família tem alguns casos.
Estou sempre de olho, fazendo acompanhamento e tentando cuidar da alimentação( como até que de forma bem saudável, o problema é a quantidade que nem sempre sei controlar), mas graças a Deus, até agora só tenho problemas com queda de pressão.
Um beijo

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Oi Lola!!! Entào vamos tocer pra essa onde malware passe logo, enquanto isso s faz arteirices rssss. Amiga cuide dessa hipertensão, é serio esse negocio. Eu tb tenho que cuidar da saúde com a alimentação ,ando bem desleixada e muito fora do peso, mas fico me enrolando pra tomar uma iniciativa tb.
Fora estar na menopausa e com muitos problemas decorrentes, ai meu deus, mulher sofre rsss.

Bjs querida e obrigada da visita \\Leila

Jay disse...

Oi!

Pois é, também tomamos um susto desses com papai há alguns anos, a pressão foi às alturas!
Agora, felizmente ele está se exercitando, se alimentando de forma saudável e maneirando na cervejinha, e está 100%!
Você também vai ficar 100%!
Beijos!

Unknown disse...

Oie Lola!!!
Mulher que perigo heim!
Minha mãe é hipertensa e eu tenho um pouquinho de medo, por enquanto minha pressão é normal...mas não sei como vai ser mais pra frente...
Já quero me cuidar desde já para não ter problemas lá na frente.
Dicas maravilhosas...amei.

Bjaum
Luh

http://luanaflordemulher.blogspot.com

Unknown disse...

Oie!
Olha, eu tb procuro me cuidar, sabe? Sou loca por doces e tenho tendência a engordar, então vou na academia 3X/semana pra compensar, né? Rsrs. Eu já ouvi falar que canela faz bem sim, alem de ter potássio que vc falou, ouvi dizer que ela acelera o metabolismo, e isso é bom p/ ajudar a emagrecer, né? Eu tenho consumido diariamente. Coloco do leite com café pra tomar de manha. É uma deliciaaa! Vale a pena testar.
Bjs

Fernanda Reali disse...

Tenho seguido essas dicas, menos nos laticínios, que reduzi em 90% para diminuir a barriga.

A caminhada também ajuda a baixar a pressão.

beijooo

Borbulhas Literárias disse...

A minha deu alta pela primeira vez na vida... depois caiu, fiquei tão nervosa que subiu. Mas tô nessa, preciso evitar tudooo!