29 de ago de 2011

Dieta Coletiva - 32a edição!! Vamos abaixar o colesterol??

Semana passada realizei o último dos meus exames de check up e tive uma constatação não muito boa: apesar de meus níveis de glicose e triglicérides estarem normais, 
os níveis de colesterol, tanto o ruim quanto o bom, estão muito altos. 
Como tenho tendência a pressão alta quando estou nervosa ou estressada, um colesterol alto não é algo a ser comemorado já que entope veias e artérias. 
Isso aumenta consideravelmente o risco de doenças cardíacas e vasculares! 
Por isso tomei uma decisão importante: já que quero baixar o peso e ficar com um corpitcho mais enxuto, vou tratar de cuidar da saúde e baixar também, esses resultados dos meus exames!! O segredo para isso todo mundo sabe. Diminuir a ingestão de gorduras trans e saturadas, aumentar a ingestão de gorduras do bem, diminuí sal e sódio dos alimentos, fazer mais exercícios físicos, beber muita água e emagrecer no mínimo 10% do meu peso atual. 
Mas COMO entrar nesses conceitos sem fugir à regra?? Como resistir ao "vou desistir" ou aos alimentos mais gostosos e ao mesmo tempo, mais prejudiciais?? Em primeiro lugar, estou recorrendo ao medo. hahahaha Pois é amigas e amigos...o medo pode ser um precioso aliado nessa história toda! Quem não tem medo de perder a saúde, de ficar entrevada numa cadeira-de-rodas, de ter um AVC como o pobre Ricardo Gomes, técnico atual do Vasco da Gama??? Quem não tem medo de ter um enfarto fulminante??
 Pois é! Eu tenho. E muito! 
Pensando nisso, dá sim para evitar as tentações alimentares do dia-a-dia! Mas, ao mesmo tempo, vale também uma boa pesquisada em blogs e sites amigos, onde colhi coisas interessantes para baixar o colesterol, a pressão e, porque não, as medidas! kkkkk
Algumas medidas importantes para diminuír o colesterol:
- Aumentar a ingestão de fibras através do consumo de frutas e vegetais, além de cereais como aveia e alimentos integrais;
- Diminuír o óleo usado no preparo dos alimentos e subsitituír o óleo de soja pelo de canola ou girassol;
- Substituír a manteiga pela margarina sem sal e ainda com baixa gordura;
- Reduzir a ingestão de carnes vermelhas e gordurosas, como carne de porco, partes do frango e do boi;
- Esquecer que existe fritura! Preparar alimentos assados ou cozidos;
- Exercitar-se todos os dias, podendo ser até uma caminhada de 45 minutos;
- Reduzir a ingestão de ovos, leites integrais, doces, sal;
- Substituír cremes, molhos e outros preparados gordurosos nos alimentos por iogurte magro;
- Reduzir drásticamente a ingestão de bebidas alcoólicas;
- Aumentar o consumo de água e sucos como limão, melão e melancia.
No site Estimulação (AQUI!) você pode obter mais informações sobre essas dicas descritas acima! 
Outro lugar legal para ter mais dicas preciosas sobre alimentação saudável e 
dietas é o Blog da Dieta Coletiva (AQUI!) no qual até nutricionistas dão suas opiniões!
Eu já comecei a minha batalha contra o colesterol alto e a pressão alta. E você? Vamos juntos?
Beijos

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11 comentários:

Adriana Balreira disse...

Lola,
Vc sabe que nem sei como anda meu colesterol, mas não deve ser alto, pois fiz um dia desses um check up completo e a médica disse que está tudo normal. Mas a lenta aqui nunca sabe os numeros para saber se estou normal para ficar ruim ou não! kkkkkk Vou até procurar. Pois essa sua teoria do medo funciona que é uma beleza!
Beijos
Adriana

Giuliana: disse...

Oi Bia,

Sabe que com tudo isso que estamos vendo com o caso do treinador do Vasco nos leva a refletir sobre nossa rotina e alimentação. E seu post fez com que aumentasse essa reflexão.

Meios para melhorarmos nós temos, o que sempre nos falta é persistência, comprometimento e dedicação. Preciso urgentemente encontrar uma forma de exercitar enquanto não con$igo ir para a academia. ;oD

Força aí, sei o quanto é dedicada e irá tirar isso de letra, nos próximos exames estará tudo em ordem.

Beijos

Lauisa Sousa disse...

Adorei as dicas..sinto que o meu está nas alturas e ando com medo (ótimo remédio né???) sabe preciso tomar consciência que sou a receita para uma vida saudável...Vou estar contigo nessa batalha..sugiro que vc sempre traga sua rotina para nos estimular..
olha só estou fazendo um sorteio bem descomplicado lá no meu blog..e gostaria de contar com vc!
http://lauisakartes.blogspot.com/2011/08/festa-no-aptem-sorteio-sim-senhor.html

Fabiana disse...

Oi Lola!

Como é difícil uma mudança de hábitos alimentares pra mim... sei que preciso “abandonar” alguns alimentos, mas não é fácil não, pior que isso é fazer uma atividade física, eu preciso demais e não consigo, procuro uma desculpa aqui outra ali e assim os dias passam e eu com minha vida sedentária, será que preciso levar um susto?
Até tenho uma esteira (novinha) em casa mas cadê ânimo pra andar nela?!
Outra falha: beber água, eu tento mais não consigo tomar água... (tomo, mas pouco)
Frutas e verduras como todos os dias, gosto! (pelo menos isso né?)
Frituras tenho evitado, mas chocolate não consigo ficar sem...
Enfim, preciso mudar mas tá difícil!

Boa sorte aí!

Bjos, Fabiana

Turquezza disse...

Não é tão difícil assim (não me batam rsrs). Temos que pensar que saúde é tudo, tudo mesmo, sem ela não somos nada, não podemos fazer nada .....
Já pensou? Olha o medo aí .....
Eu faço checkup todo ano e minhas taxas estão sempre normais, fiz reeducação alimentar (não é dieta !) é aprender a comer direito. A gente vai acostumando quando vê bons resultados.
E nada como andar a pé, pelo menos meia hora por dia, para ajudar a baixar o colesterol.
Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa uhuuuuu (algum comediante falava esta frase rsrsrsr).
Boa sorte. Beijos.

Andreia Lica disse...

Minhas filhas, ficaram com o colesterol alto um tempo atras, mas como eram sempre magrinhas, os médicos nem pediam exames mais específicos, mas graças a Pediatra atual (estou com ela há 4 anos), descobrimos o colesterol no começo e conseguimos reverter a situação. Foi só trocar e diminuir a ingestão de bolachas recheadas e outras coisinhas que elas melhraram, mas como é hereditário e o pai delas tem esse problema é preciso controle anual.

Bjão

'Coisas que sei fazer' disse...

Lendo o seu post vi como também preciso abandonar o sedentarismo, mudar hábitos alimentares e praticar exercicios, vou tentar seguir você, Bjs.

lilian vieira disse...

oi querida, você tem razão quando o assunto é saúde temos que fazer sacrifícios, faz mais ou menos 1 ano que estou na luta para mudar nossos hábitos alimentares, fácil não é, mas eu estava com o nível de glicose alto(graças á DEUS abaixou),o marido com gastrite e o meu filho acima do peso, não tem como arrumar mais desculpas, e se reeducar,bjos.

Flávia Mergulhão disse...

Oi Lola,
Obrigada pela visitinha!
Eu já estou na batalha contra o colesterol e triglicerideo alto há um tempo e finalmente venci!
Melhorando a dieta e praticando exercícios!
Força!
Bjos

Fernanda Reali disse...

Pega a minha mão e me leva junto!

Eu como pouco, bem regrado e certinho e tenho colesterol alto.

Atenção redobrada para quem tem tendência genética!

beijoooo

Thaíza disse...

Amei o tamanco(dá pra chamar assim?) Arezzo, pena que calço 33, não acho calçado de jeito nenhum. Parabéns pelo blog, continua 10.