21 de fev. de 2011

Dieta Coletiva - 8a edição!!

Hello meninas e meninos que acompanham a nossa blogagem conjunta para um corpo mais enxuto e saudável!
Estou aqui, firme e forte, para continuar contando minha saga nesse empreitada para vocês! Essa semana não foi diferente...continuei com meus exercícios físicos matinais e também com aquela forcinha dada a uma grande amiga, indo andar com ela na esteira da academia do meu prédio, ao menos três vezes na semana durante a noite. E isso me ajudou bastante a não passar dos limites na balança durante essa semana! Isso porque realmente constatei o que alguns pesquisadores e endocrinologistas já vem falando a algum tempo: cansaço, estress e dormir pouco ENGORDA!
Nosso corpo é uma máquina perfeita se mantemos ele com um bom funcionamento. Para isso precisamos nos alimentar de forma nutritiva e saudável, repondo as perdas de vitaminas que temos durante o dia, temos que praticar exercícios físicos para mantermos os músculos e ossos em atividade, temos que não fumar e não beber para não detonar órgãos vitais ao nosso corpo, e também temos que descansar essa máquina para que ela sempre esteja em atividade! Ou seja, temos que dormir bem. Nosso organismo produz hormônios diversos que regulam vários órgãos. Um desses hormônios é a leptina, responsável direto pelo controle da saciedade, cuja função é limitar o apetite. A leptina funciona como um alarme que avisa ao nosso cérebro que o estômago está cheio e que, portanto, não há necessidade de comermos mais. Quanto dormimos mal e numa quantidade insuficiente, a leptina passa a ser cada vez menos absorvida pelo nosso organismo e daí a nossa sensação de saciedade diminuí bastante! Cada vez mais teremos mais fome sem necessariamente estarmos com o estômago vazio. E isso é um perigo para quem quer perder peso! Além da diminuição de absorção da leptina, a privação do sono aumenta o hormônio chamado grelina, que faz exatamente o contrário da leptina: a grelina aumenta a sensação de fome! Essa matemática é muito simples. Basta dormir pouco que ficaremos cada vez mais famitos e, mesmo enchendo a pança, cada vez menos satisfeitos. O resultado? Gordura corporal, com certeza! Além disso, a tendência de uma pessoa cansada, que não dormiu bem, é cada vez mais o sedentarismo. Se está com sono, o individuo diminuí as atividades físicas que praticava durante o dia, diminuindo drasticamente o consumo calórico realizado pelo organismo. Por que falo disso? Porque comprovei esse estudo científico aí na pele! No final de janeiro, meu filhotão Thiago passou a frequentar as aulas na escola no período matutino. Então, passei a acordar de manhã mais ou menos uns 45 minutos mais cedo do que eu acordava diariamente. Se isso não bastasse, comecei a dormir cada vez mais tarde, por conta das atividades da "Rainha do Lar" depois que marido chega em casa. Ou seja, vou dormir mais ou menos a meia-noite e acordo às 5:45hs da manhã! São apenas 5 horas e 45 minutos de sono diários! Para mim isso foi péssimo porque sou uma pessoa diurna de carteirinha, ou seja, adoro o dia, o sol, mas a noite na minha concepção foi feita para dormir. Ás 22hs eu já estou pingando de sono e tenho que me deitar! Se passo do horário, fico cada vez mais cansada, estressada e agora percebi que fico cada vez mais FAMINTA! E faminta de coisas gordurosas e doces, como chocolate, pão, massas e frituras. Um crime para quem está tentando emagrecer! Não vi diferença no meu processo de perda de peso porque continuo fazendo muito exercício físico, mas também não emagreci nadinha a mais do que aquilo que já contei para vocês.
Então a minha meta para essa semana é a seguinte: dormir mais cedo e melhor. Vou verificar se minha fome diminuí e conto para vocês!
Quem quiser saber mais sobre a nossa blogagem da Dieta Coletiva, 
podem acessar o Blog "Dieta Coletiva" onde reúnem-se a mulherada que faz parte dessa saudável conquista!

Beijos
Pin It Now!

16 comentários:

gamela presentes disse...

Sempre fui de dormir muito!!!!
E o meu dia fica péssimo caso não descanse no mínimo 9 horas por noite.
Acho que aliar uma boa noite de sono e ótima alimentação + exercícios físicos é uma receita completa p/ ter uma vida bem mais saudável.

Beijocas.
Fátima.

Isabela Figueiredo disse...

Menina do céu, como é que você dá conta ??! Só quando eu estudava e trabalhava que eu dava conta de sobreviver com tão pouco sono. Hoje em dia, o mínimo para eu ficar bem são sete horas de sono, menos que isso realmente prejudica o meu desempenho.
Tomara que você consiga adequar o seu tempo, com bem estar é muito mais fácil enfrentar as privações da dieta, e com bom humor podemos encarar qualquer resultado.
Beijinhos,

Alexandra Lopes Da Cunha disse...

Ai! Quero muito dormir cedo e por mais tempo, mas as crianças não deixam!
A minha sorte é que eu não me atiro na comida.
bjs

Roberta Mello disse...

Bem que eu sabia que essa minha insonia ainda ia me trazer más noticias kkkk, vamos dormir mais sis, zzzzzzzzzzzzzzzzzz, opa, beijocassss

Mari Hart disse...

Dieta?! An?! Como?! Qdo!? Onde!?

Menina, eu vivo de dieta por causa da saúde, sofro de enxaqueca e graças a Deus porcarias me dão crise! Mas esta úktima semana foi níver, então pooode né?! Torta, japonês, bobó de camarão., pudim de tapioca....tudo bem "light", ehehe.... Mas hj voltei com tuuudo!

Bjão e força aí!!!

Leticia disse...

Lola
Eu sou como vc, diurna... sofri na época que precisei ser baladeira! Porque gosto de acordar cedo e dormir cedo...
O meu ideal é dormir 8h por noite, mas é impossível... durmo 6 e poucas, 7 quando me obrigo a correr para dormir.
Eu percebo que a qualidade do meu dia é bem melhor, quando durmo bem... sobre alimentação, tenho problemas inversos... mas tenho amigos que tem insônia e problema de peso!
Tinha um médico da minha irmã que falava que quem dorme, não engorda... rs.
Beijos
lelê

Helena Garcia disse...

OI, amiga querida !

Pois é, acho que istso tem me prejudicado também...tenho ido dormir quase que diariamente a 1 da manhã e acordado as 6 hs...e passo o dia todo com sono e cansada...vou tentar dormir mais cedo e depois te conto se foi bom pra mim também,tá?


Um beijão e uma ótima semana pra ti!
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Patrícia Gomes disse...

É, agora t enho que aprender a dormir ceeedo memso, já que meu novo horário de trabalho será madrugatício. rs
Assim, te falo tb sobre a fominha noturna, viu! ;oD

Xeros gostolícia!
Paty

Andreia Lica disse...

Amiga,

Acho que a falta de sono esta prejudicado a todas...ainda bem que asamigas ajudam nas informações importantes.

Bjão

Marcia disse...

Oi, querida!!! Ficar sem dormir para mim é mortal. Também tive problemas desse tipo essa semana - e, junto com estresse, resultou em meio quilo a mais nesse corpitcho, rsrsrs. Fazer o que, né? O jeito é seguir em frente e tentar melhorar sempre.
Beijoca e boa semana.

Giuliana: disse...

Oi Lola,

Concordo perfeitamente com essa pesquisa. Necessito de 8 horas diárias de sono, o dia que saio dessa linha sinto claramente o organismo me chamar a atenção.

Mas para quem tem os afazeres domésticos, família, para cuidar, fica um tanto mais complicado, né?

Beijos

A FADA DAS AGULHAS disse...

Necessito dormir 8 horas de sono,se não meu dia não rende nada!Fico cansada e com sono.
Beijoooo querida!

Simone Souza

Iara disse...

Comer é bom, mas dormir é melhor ainda, com certeza.
beijos

Neli Rodrigues disse...

Já sabia dessa sobre dormir pouco engorda. Mas eu sou tão dorminhoca, se falar isso aqui em casa marido pede divórcio,kkk. Dormindo tb a gente pensa bem menos em comida.
Eu estacionei no peso, mas sei que falta a maledeta da caminhada...
Bjs♥

Ale Quejinho disse...

Ola, sou sua mais nova seguidora, e estou muito feliz.
Ale

Claudiene Finotti disse...

Ai, amiga, eu sou toda trabalhada na falta de sono à noite e soninho de manhã. Eu até postei sobre isso, é uma coisa incrível. Achava que naõ era normal, até descobrir que tem um monte de gente como eu.

Agora que voltei a trabalhar (estava em férias), estou me policiando, tirei o notebook do meu quarto, substitui por um livro, prá ver se durmo mais cedo.

Ontem foi depois da meia noite. Vamos ver hoje como será.

Bjo grande.

Clau