20 de jun. de 2012

Agenesia do Corpo Caloso - atenção mamães e quem quer se informar e ajudar!

Uma das pessoas que mais admiro aqui pelo mundinho virtual é uma moça linda, lá do interior, cuja história é de luta e amor.
A Alessandra Rigazzo (facebook aqui!) é mãe de dois garotos maravilhosos e, como toda criança, um é bem diferente do outro. E, como mãe zelosa que é, a Alê observou que alguns comportamentos no decorrer do desenvolvimento do seu filhinho mais novo não estavam de acordo com o esperado e descobriu algo que eu nem sabia, como aposto que muita gente não sabe: que ele não possuí Corpo Caloso ou seja, ele tem Agenesia do Corpo Caloso.
Corpo Caloso é como se fosse uma ponte que liga os dois lados do cérebro, fazendo a ligação entre o hemisfério cerebral esquerdo ao direito. Tem gente que nasce sem essa ponte e os médicos chamam de Agenesia do Corpo Caloso. Tem gente que nasce com uma parte dele, 
chamada de Disgenesia do Corpo Caloso.
Roubei lá do blog dela! rs
 Isso é grave? Tem cura? Qual o diagnóstico? E o tratamento?
Na verdade pouco se sabe sobre isso e a Alê, lutadora que é, teve que reunir muito material, pesquisa, depoimentos de outras mães com os filhotinhos portadores do mesmo problema, além de ajudar muito seu filho no desenvolvimento dele, fazendo, o que eu chamo de verdadeiro milagre! Basta ver a alegria do seu pequeno e o que ele já é capaz de fazer, contrariando até muitos médicos que diziam que muitas coisas ele nem saberia realizar!
A Alessandra tem um blog, o Tomando uma Chávena de Chá (AQUI!), que é mais um diário virtual com dicas e coisinhas de mulher/mãe/esposa. E ela também tem outro 
espaço,
o Blog A que sabe a Vida (AQUI!) que relata suas experiências em relação ao seu filhote e a Agenesia do Corpo Caloso.
Símbolo/imagem do blog Agenesia do Corpo Caloso
 Agora vem a melhor parte: ela está fazendo um outro espaço aqui na internet para reunir tudo o que se sabe sobre esse problema! É o Blog AGENESIA DO CORPO CALOSO (AQUI!). 
Lá será como uma central de ajuda a quem quer saber mais sobre a Agenesia do Corpo Caloso!
Ajudem a divulgar essa maravilhosa idéia pois você pode estar ajudando alguém que, como a minha amiga Alê, precisa tanto de informações e não tem onde procurar!
Beijos


Pin It Now!

9 comentários:

ale disse...

Quero dizer que quem tem amigos, nunca está sozinho!
Estou emocionada com suas palavras de carinho e com sua dedicação em fazer um post para divulgação de algo tão precioso.
Muito obrigada, em nome de todas as famílias e do JM.
Bjo

Anônimo disse...

Vou divulgar. Eu tbm desconhecia esse problema. Beijinho...

Adriana Balreira disse...

Lola,
Seu post está perfeito! Adorei o jeito que vc escreveu. Tem mais mesmo que ser divulgado, e vou divulgar esse seu post, que está maravilhoso. Bem explicadinho. E a Alê está de parabéns por estar divulgando e ajudando tantas mães.
Beijos nas duas!
adriana

Unknown disse...

Oi Lola,
Ainda bem que existem pessoas como você que usam a internet para o bem.
Divulgar uma informção que a maioria desconhece é "ouro".
Parabéns para a super mãe Alessandra.
Beijos.

Neli Rodrigues disse...

Post de gde utilidade pública.
Vou divulgar.
Bjs

Jana Marson disse...

Amor em forma de delicadeza.

Ela bem disse, quem tem amigo nunca está sozinho...

Vc é uma linda mesmo! Só podia fazer isso...

Beijo às duas: vc e à Alê.

Trilhamarupiara disse...

Olá Lola, não conheço esse diagnóstico, mas com certeza é uma ótima iniciativa desta mãe compartilhar com outras mães, a troca de experiências com certeza é um bom caminho p superações! Muita disposição e vitórias p esta família!Bjoos

Mylla Galvão disse...

Linda a sua ajuda Lola!

Olha passando aqui para te falar que estou bem.
Passei 12 dias com meu irmão no hospital com pneumonia. Mas estamos bem, graças a Deus!

Obrigado por se preocupar!

bjos

Unknown disse...

Boa tarde. Eu também irei divulgar pois assim como vc, agora tbm tenho uma pessoinha na mina família que tbm tem essa mal formação, minha netinha.
Sabemos desde a gestação porém ainda existem mts dúvidas e com certeza o que vc já sabe irá me ajudar e ajudar a outros. Parabéns pela iniciativa
Alê com certeza vc é uma super mãe 😙😙