5 de jul. de 2011

Enfrentar o frio E as viroses...como???

O inverno está aí e NINGUÉM pode negar isso visto que os termômetros na grande parte do país estão mostrando o quanto está um gelo a temperatura. 
Não sei se é por isso, mas nessa época, aumenta as chances das crianças ficarem resfriadas, gripadas e com aquelas famosas viroses. É o que está acontecendo com meu filhotinho, o Rô. Ele está doente desde ontem....apresenta febre, coriza, olhos vermelhos e lacrimejantes, espirros, tosse, dor-de-cabeça e falta de apetite. Como toda mãe, estou tremendamente preocupada mas também sei que quadros assim são normais, principalmente nessa friagem toda! Mas é difícil manter, nas férias, uma criança doente em casa. 
A gente fica com pena, quer ver eles ativos e brincando, nem que seja pra destruir tudo com bagunça! Afinal, criança levada, bagunceira e ativa é criança saudável, já dizia minha amada vovó! hehehehe O que tenho feito, já que a tal virose pegou meu menininho em cheio, é mantê-lo aquecido, mas nem tanto, pois encher a criança de vários casacos, cobertores e etc...faz é aumentar a temperatura corporal e não diminuí-la. Tenho oferecido água o tempo todo pois é sabido que, em casos de virose, o ideal é manter a hidratação do corpo ao máximo! Como ele está sem apetite, ofereço aquilo que ele diz ter vontade de comer, nem que seja algo como chocolate. Sei que não é a opção mais saudável que existe, mas antes um pouco de açúcar do que ficar mais de 6 horas sem comer. Estou dando banho morno quando ele fica febril, que significa uma temperatura superior a 37,5o C até 38oC. 
Acima desse valor, dou dipirona, de acordo com as indicações da bula e do pediatra. Além da dipirona, também estou dando vitamina C em comprimidos, para aumentar a resistência e SÓ. Não quero dar mais nenhum remédio porque se for aparecer alguma infecção mais grave, ela não será "mascarada" por medicações paliativas. Sei que febre alta em criança é normal e até certo ponto uma coisa boa, já que febre significa uma reação normal do organismo combatendo algum agente infeccioso. 
Mas o Rô tem um histórico preocupante de febre. 
As suas SEMPRE são muito altas, quer por um dentinho arrancado no dentista ou por alguma bactéria mais agressiva. Assim sendo, quando era menor, ele chegou a ter um princípio de convulsão e atualmente ele sempre delira quando está febril, parecendo um sonâmbulo pela casa! Não é algo grave, eu sei, mas como mãe a gente se assusta de verdade! 
Dessa forma, sei que se a febre continuar por mais um dia, completando 3 dias do ciclo normal de um resfriado ou virose "inofensiva", 
devo levá-lo ao pediatra ou ao PS. 

E vocês mamães? Tem alguma sugestão para compartilhar aqui? O que vocês fazem quando os filhos estão assim, com essas viroses de inverno?
Beijos
Pin It Now!

9 comentários:

Patrícia Gomes disse...

SE um dia eu for mãe, pode ter certeza que quero muito me espelhar em vc e na Fer, viu!!
Mta admiração por vocês e mais ainda pelas mães que são! ;oD

Xerinhos, linda!
Paty

Roberta Mello disse...

Bia, o Pedroca sempre tem febres altíssimas, 39 e lá vamos nós, mas o estranho é que dura 1 dia e assim como veio, se vai, gosto de dar Iboprufeno ( acho que é asim que escreve), o Dalsy pois acho que faz efeito rápido e dá pra administrar com um paracetamol nos intervalos!! Melhoras pro filhote e de muitos beijinhos, isso ajuuuudaaaaa!!!

Anônimo disse...

Nada pior que filho doente, não é? Não tem jeito, mãe fica preocupadíssima mesmo. Espero que essa virose passe logo!

Fernanda Reali disse...

Ai, amiga, eu te entendo superbem, pois Helena quando tem febre, é raro ter, mas quando tem, vira sonâmbula, fica delirando, falando coisas desconexas, me assusta muito.

Deixo 3 ou 4 toalhinhas de mão molhadsa e torcidas dentro do freezer, assim ela fica o tempo todo com uma toalha gelada na testa sem ficar molhando o lençol. E hidrato muito, meio copo dágua fresca a cada meia hora. Morro de medo da desidratação.

Em 2011, os dois já foram para o pronto socorro com febrão e tomaram antibiótico, mas somente uma vez.

Outra coisa, quando um pega uma gripe etc, o irmão pega também.

Por isso, reforça a vitamina C e a hidratação do irmão também.

beijoooo

Clara Lúcia disse...

Os meus já são adolescentes, mas nem por isso deixo de me preocupar, quer dizer, afobar. Não é fácil criança febril, a gente quer arrancar com as mãos e que a medicação tenha efeito imediato. Não adianta, tem que ter paciência (um horror isso), mas é a única solução.
Daqui a pouco ele vai estar correndo pela casa... daqui a pouco.
Beijos.

Ana Paula Santiago (inventandocasa.blogspot.com) disse...

Lola,

aqui os procedimentos são parecidos, dou muito líquido, geralmente faço coisas que eles gostem de comer, mas é normal mesmo o apetite diminuir. Faço lavagem do nariz com soro fisiológico umas 6 vezes ao dia, isso ajuda a fluidificar a secreção e alivia a coriza.
Beijos e melhoras pro gatinho.

Unknown disse...

Nada mais dói em um coração de mãe do que ver suas crias com dor e doente e essa epoca do ano ai em SP é a época critica mesmo.

Minha irmão esse ano já levou os dois filhos 3 vezes no pronto socorro por conta de febre, e viroses tipicas de inverno... inclusive quando estive por lá pra minha cirurgia, tivemos que correr pra levar o menor de 5 anos.

Mas acho que vc está fazendo o que tem que ser feito mesmo.

Espero que seu menino se restabeleça logo viu loura?

bjks

Joana disse...

Olá!
Não sou mãe, mas ou madrinha. E eu tenho verdadeiro pavor de febre em criança, justamente por causa da convulsão. Minha irmã mais nova teve quando tinha 02 anos, as duas filhas do meu primo tiveram tb (a febre delas aumenta de repente e muito) e a filha de uma grande amiga minha tb teve... é traumatizante para as mães verem seus filhos em convulsão. Muito ruim mesmo!
Beijinhos e excelente post.

Tays Rocha disse...

Ai Lola... como nossos pequenos sofrem né? Esse é um dos motivos que não gosto do frio. O Leo essa noite não me deixou dormir com uma tosse feia, dormiu bem pela manhã, mas saiu prá escola com olheiras fundas, me dá um dó. O que eu faço sempre é hidratar muito, agasalhar... o Leo já teve convulsão de febre em casa e quase me matou, corri com ele pro PS às 2:30h da manhã e sozinha ainda, marido viajando claro... ficou internado por 5 dias com pneumonia e sinusite grave. E detalhe, o quadro se instalou e agravou assim em 24h, se não morri de susto aquela vez, não morro mais. Espero que seu pequeno melhore logo.

Beijos querida ♥