10 de abr. de 2013

Idéias de Organização: facilitando a separação do lixo reciclável!!

Acho que faz mais de 15 anos que eu reciclo o lixo da minha casa.
No começo, eu separava latas, vidros, papel, embalagens limpas, plástico, etc... e levava tudo em locais onde havia a coleta seletiva do lixo. Hoje a coisa está mais fácil!
No meu condomínio já existe essa separação onde uma empresa especializada vem retirar, aqui mesmo, o lixo para reciclagem.
Mesmo assim, eu sempre me atrapalhava na hora de jogar as coisas fora! Isso porque tenho uma lixeira grande na lavanderia que acabava recebendo, sem querer, materiais perfeitamente recicláveis misturados com lixo orgânico.
Para facilitar então esse trabalho de separação do lixo e ainda manter tudo organizado na minha casa, coloquei um lixo grande, sem tampa, embaixo da pia da minha cozinha.
Estrategicamente é o local mais correto no meu caso pois assim que uma embalagem é esvaziada e limpa, se der para reciclá-la, vai direto pra esse cesto aí.
Caso contrário, é depositada no lixo da lavanderia que reúne o lixo comum aqui de casa.
Quando meu cesto de lixo reciclável está lotado, basta esvaziá-lo no lixo do corredor do condomínio, próprio para esse material reaproveitável. Não preciso separar os tipos de materiais pois a tal empresa que citei no começo do post, se encarrega disso!
Como eu tenho uma ajudante por meio período na minha casa, coloquei uma etiqueta grande para identificar o cesto embaixo da pia. Assim ela já sabe que ali tem que depositar tudo aquilo que não é orgânico.
Gostaram da dica???
Beijos
Pin It Now!

15 comentários:

Unknown disse...

Acho bacana, em Curitiba é forte esse trabalho, todos separam, até óleo, pilhas, baterias, enfim,ótimo post amiga, é isso aí, temos que concientizar. Bjs

Crys Leite disse...

Em casa nós temos um cesto grande no quintal, juntamos e depois doamos para uma Instituição de caridade.

Ainda vou comprar as latas coloridas, uma para cada tipo de material.

Beijos.

adriana disse...

Reciclar é ótimo!!!!
Meu condomínio "diz que" tem reciclagem, mas a verdade é que todo o lixo é recolhido junto.
Então, separo boa parte dos recicláveis (confesso que a falta de tempo me faz deixar de reciclar de vez em quando) e levo ao Pão de Açúcar.
Onde morava antes era super organizado. Eu me acostumei a ter duas lixeiras em casa. O dinheiro arrecadado com a reciclagem serviu para aquecer piscina, redecorar salão de festas, comprar novos equipamentos para academia...
Aqui, quem sabe um dia, né?

Mara Lucia Bechara disse...

Aqui em casa reciclamos,há muito tempo também!!Morei num predio em SP na década de 80 que o síndico tenha uma consciência ambiental maravilhosa,separava-se tudo e revertia o $$$ para os fúncionários,um de meus filhos estudou numa escola Piaget,que também dá muita noção...
Aquilo Lola nossa parte fazemos,mesmo porque é mais higiênico...
bbjjs minha linda!!
www.meucachixo.com.br

Sherol disse...

Minha amiga... sou de Curitiba, mas moro na Cidade de Goiás. Cidade histórica e tombada, mas, ainda, infelizmente, a separação e a conscientização por aqui ainda esta um pouco longe, me sinto um E.T as vezes mesmo tendo uma loja de arte e artesanato com material reciclado aqui. rsrs Na porta da minha casa tem um placa com o dizer:"Deixe seu lixo reciclável aqui", mas só uma vizinha coloca de vez em quando.

Sheila Zanella disse...

Adorei a dica..também separo há milhóes de anos...quando morava em Floripa separava tudo e depois os lixeiros misturavam tudo novamente rsrs mas pelo menos minha consciencia estava tranquis rs
Aqui na Irlanda é tudo reciclado e pagamos pra isso, em torno de 130 euros por ano e não tem grê grê see stiver separando errado, eles sabem exatamente de onde vem e aí da meLda rsrsr multa de até 3000 euros...
Beijinhos
http://vidasuculenta.blogspot.ie

Marcia Gullo Tiberio disse...

O curioso dessa negocio de reciclar lixo é que depois de um tempo a gente faz isso quase que automaticamente.

Beijinhos

Blog da Gullo

Carine Gimenez disse...

Aqui em casa também separamos o lixo. Consideramos importante e não dá pra ficarmos falando em meio ambiente, em um planeta melhor, maior qualidade de vida se não fizermos nossa parte.
Beijão.

Telma Maciel disse...

Lola, eu faço isso por aqui mas... não tenho pra onde levar! ANtes tínhamos uma pessoa q levava esse material pra algum lugar, então era só a gente colocar no caminhão. Mas as pessoas não sabem separar isso direito... colocavam caixa de pizza (poxa... material com gordura não dá pra reciclar, ne?), tubo vazio de creme dental entre outras coisas q não são recicláveis. Daí acho q o cara encheu o saco e parou de coletar... rs
Agora fico aqui sobrando! Pq eu ainda separo: caixas de leite (já tenho pra quem dar), garrafa de azeite, PET's, plásticos de detergente, amaciante e água sanitária... latinhas e vidros de azeitona e palmito eu guardo.
Sei q o marido enlouquece com o tanto de coisa q guardo! kkkk
Bjks

ANA LÚCIA disse...

Miga, ideia excelente, mas por aqui no meu bairro, não existe a coleta e nem local para descarte. Várias vezes fiz a separação e avisava os lixeiros qual o saco que era para deixar separado para reciclar e eles nem me davam atenção, juntava com os outros sacos e pronto!!!Fico indignada com a Prefeitura que não toma nenhuma providência!
Bjs,
Ana

Adriana Balreira disse...

Lola,
que ideia legal essa. Aqui em Fortaleza o povo ainda não tem essa consciencia de reciclar ainda. Uma pena. Mas aqui em casa temos pouquissimo lixo, acaba indo tudo junto. Se bem que embalagens de vidro ou latas a gente separa até mesmo para o lixeiro não ter perigo de se ferir. Já que aqui no predio não tem separação de lixo. E muito das embalagens de vidro minha mãe leva para a fabrica dela para por botoes ou mesmo dar para as costureiras.
Beijos
Adriana

Monalise Nogueira disse...

Gostei muito dessa ideia embaixo da pia, apesar de aproveitar todo o espaço pois minha cozinha é estilo americana. Aqui no prédio também eles recolhem todo o lixo para reciclagem.

Ótimo post! Beijos

Juliana Leal Valera disse...

Aqui no prédio, na salinha onde vou depositar meu lixo no meu andar tem os latões de lixo reciclável. Os recicláveis nem vão pra sacolinha aqui, o pessoal coloca direto nos latões e os funcionários do prédio recolhem e encaminham para a coleta.
Acho importante que as pessoas saibam da importância que tem essa atitude tão simples.
Beijos

Mamãe Nádia disse...

Uau, 15 anos reciclando? Parabéns!
Amei suas dicas...
Uma ótima quinta-feira pra você, minha amiga!
E ânimo, pois o fim de semana já está chegando!!!
Beijinhos!

www.asosmamaenadia.com

Renata disse...

Oi Lola!

Aqui sempre que possível eu separo, o apê é pequeno, mas junto um pouco e deixo lá embaixo, no prédio. Aqui uma parte lixo reciclável rende fundos para o condomínio (latas), pois são vendidos. O que não é vendido vai para a coleta de recicláveis da prefeitura.

Beijos, Renata
palpitandoemtudo