21 de mar. de 2013

Mudando a "cara" e a utilidade de uma agenda organizadora!

Estou, como sempre, numa busca constante de organização. É difícil, eu sei, mas não é impossível! Basta persistência e ferramentas certas!
Uma delas são os blogs interessantes que vemos pela internet, que falam do assunto e que sempre possuem boas dicas. 
Nele Thais, uma organizadora quase nata, dá dicas variadas sobre arrumação, otimização de espaços, horários, etc... 
O que achei de mais interessante no seu Blog, foi o método que ela utiliza para organizar suas idéias e tarefas. Thais aprendeu muita coisa a respeito usando o método GTD - Gettings Things Done - algo do tipo "Fazendo Acontecer". Esse método foi criado pelo americano David Allen e consiste basicamente em organizar as idéias que temos tentando tirá-las da mente. Acumulamos tantas tarefas diárias e tantos projetos na cabeça que, ni final, não executamos quase nada. Quando colocamos num papel tudo o que se tem em mente, de forma planejada, em tópicos, com prazos e meios de executar tudo, começamos realmente a fazer acontecer! O que achei legal é fazer da nossa agenda pessoal um caminho para executar tudo o que temos que realizar!
Basicamente temos que ter um caderno ou agenda onde vamos dividi-lo em partes. Tais partes consistem naquilo que temos de importante na nossa vida e que temos que realizar. Por exemplo, parte do caderno dividido em casa: aqui reunimos a organização da limpeza, das compras de mercado, do cardápio diário, etc..., família: data de aniversários, organização de festas, eventos, etc..., Blog: assuntos que serão abordados em posts, blogagens coletivas, sorteios, etc... E assim vamos montando nossa Agenda! O começo dela é o mais importante! Uma parte totalmente dedicada ao que entra no dia-a-dia. Chamamos de Caixa de Entrada. São anotações qualquer sobre o que a gente lembra de fazer como levar o cachorro pra passear, marcar dentista, comprar carne para o jantar, sonhar com uma viagem, ligar para aquela amiga distante, enfim, qualquer assunto que você precisa executar! Ali você escreve tudo como uma caixa de entrada mesmo. Daí vai separando pelas divisões que você fez no seu caderno!
O meu ficou assim:
Vejam as divisões que eu fiz na minha Agenda! Cada parte vou relacionar os assuntos referentes, com prazos e modos de realização.

A primeira parte foi dedicada a Caixa de Entrada onde escrevo tudo que me vem à mente e que tenho que fazer.
Vejam agora, na foto abaixo, como é essa tal Caixa de Entrada.
Eu escrevo tudo aleatoriamente. Vou lembrando das tarefas, do que tenho que fazer. Depois vou riscando com uma caneta de cor diferente o que cada assunto se refere, separando-os em tópicos e depois repassando-os para seus devidos lugares!
Aqui, a minha Agenda decoradinha do jeito que eu quis!
 Era um fichário preto, sem graça.
Resolvi torná-lo algo mais fofo, com a minha cara!
Bastou cola quente, tecidinhos e criatividade.

 Gostaram??
Beijos
 

Pin It Now!

16 comentários:

Vanessa Oliveira disse...

E não é que ficou ótima a maneira de vc organizar, gostei da ideia.
Abraços

Marcia Gullo Tiberio disse...

Voce tem razão, a gente pensa em tanta coisa pra fazer e as vezes não consegui organizar nem os pensamento, Gostei da ideia!!!!
Em vez de separar por dia e hora, separar por assunto, ta aprovado.
Beijinhos

Blog da Gullo

Rafaela disse...

Além de linda é uma ótima ideia...

Bjos

Mamãe Nádia disse...

Eu também segui essa idéia e criei a minha agenda organizadora, está sendo muito útil!
Estou precisando de sugestões lá no blog, temas para minhas próximas fotos no meu projeto fotográfico! Passa lá e deixa uma sugestão!
Beijos!

www.mamaenadia.com

Adriana Balreira disse...

Amei Lola. Ficou linda sua agenda/fichário. Gostei da ideia de ter uma parte para escrever aleatório o que vem na cabeça e só depois ajeitar no seu lugar. Assim fica mais fácil. Boa dica essa!
Beijos
Adriana

Michelle Carvalho disse...

Já tinha visto um post parecido e adorei a ideia. Nunca fui de usar agenda, guardo tudo na cabeça, no geral dá certo, mas a gente acaba esquecendo alguma coisa em um hora dessas né?Nunca consegui ficar olhando agenda, mas a ideia é boa, pq escvrevendo e lendo, vc acaba fazendo! O seu ficou lindo, adorei o tecido!

Beijos

Sandra Peres disse...

Adorei a ideia e ainda vai resolver a pilha de cadernos que tenho na minha mesa. Vou terminar de ler o livro "fazendo acontecer" que comecei há dois anos e vou fazer o meu caderninho também. Nem que eu tenha que buscar tecidinhos na casa das amigas!
Se até dieta eu to fazendo, me organizar vai ser moleza!

Bjos

Tami Fonseca Sousa disse...

Ficou otimo,adorei a idéia.
E como sua letra é linda menina.
Bjinhus

Unknown disse...

Organizar as ideias e demandas é fundamental para que a coisa flua e não vire caos. Aqui eu uso, para o blog, o método de brainstorm, que aprendi na publicidade. Uso um pouco disso no dia a dia, mas depois organizo tudo em listas e planilhas. Tem dado certo.
O Vida Organizada da Thais eu já sigo há um tempo, tem sempre algo interessante por lá.
Beijos, lindona organizada!!! :)

Crys Leite disse...

Uso o celular, excel, agenda, folhas avulsas, post it para anotar as coisas. Adoro e preciso das anotações. Gostei da ideia de centralizar tudo em um lugar só. Beijos.

Ju Denzler disse...

Sempre começo agendas, mas acabo largando com o tempo.. :)

beiJUs
http://feiffercereja.blogspot.com.br/

Telma Maciel disse...

Gosteeeei!!!! Preciso fazer algo do tipo tbm pq eu... vou te contar! me perco nas coisas sempre... cabeça de vento! Mas eu queria de verdade era conseguir fazer um cardápio semanal, viu?! Não consigo... hunf!
Bjks e valeu pela dica (do blog e da agenda!)

Jack Lins disse...

Oi Lola,
Desde o inicio do ano eu estou planejando preparar a minha agenda fofa, dessa mesma forma da sua, mas ainda não consegui.
A sua está muito linda mesmo.
Parabéns!!!
Beijos
Jack
www.meucantinhos.blogspot.com.br

MARLENE disse...

Muito linda e prática sua agenda. Amei!
Bjs,
Marlene

Unknown disse...

Oi Lola!
Adorei suas dicas!!!
Realmente a organização sempre nos pega pelo pé, pois qdo acabamos um lugar tem outro pra arrumar..aff!!!
Tb adoro o Blog Vida Organizada e seu post foi muito bom, ainda n tinha pensado nessa Caixa de entrada, mas já vou adaptar e usar, com certeza vai ficar mais legal assim...
bjs!!!!

Beatriz Paulistana disse...

Boa noite querida amiga Lola!!!
Menina que organização, se faz realmente o que está escrito está de parabéns.
Gostei do novo visual da sua agenda, lindo tecido.
Tive que refazer meus horários também, casa, família, escola, blog...estava virando um bolo doido, mas agora graças a Deus está tudo em ordem.
Desejo um domingo feliz e abençoado.
Bjokas...da Bia!!!