18 de jul. de 2011

Festival do Japão: EU FUI!

Ontem, domingo dia 17, foi o último dia do Festival do Japão, evento que ocorre todo ano aqui em Sampa, no Espaço Imigrantes de Exposições, onde podemos ver tudo o que a colônia japonesa aqui do Brasil mantém da cultura do seu país. 
A primeira vez que fomos a esse festival, foi em 2008 quando completou-se 100 anos da vinda dos primeiros japoneses para o Brasil. Como eu adoro a cultura japonesa, suas artes, danças, roupas e comidas típicas, é diversão garantida! Ano passado tentamos ir a esse festival mas estava lotado! Não dava nem para entrar com o carro no local do evento, para vocês terem uma idéia da fila do estacionamento. Então, esse ano, acordamos cedo no domingo e fomos direto para lá. Conseguimos chegar, apesar de um trânsito básico até o local. Mas deu tudo certo e valeu a pena! O ingresso não é muito caro. Pagamos R$10,00 por pessoa, e crianças abaixo de 8 anos de idade tem desconto, assim como estudantes e idosos. 
Chegamos na hora do almoço e fomos direto para as diversas praças de alimentação, comer as deliciosas comidas típicas do Japão! 
Até o SHOYO não nos deixa mentir que estávamos esfomeados!
hahahaha
A cada passo que a gente dava, encontrávamos personagens da cultura japonesa, como o NAMAHAGE, uma espécie de demônio que assusta as crianças! 
A lenda diz que o Namahage vem em busca das crianças desobedientes e preguiçosas, levando-as até uma montanha de neve distante. Isso "incentiva" a criançada a ser obediente e estudiosa! hahahaha 
Mas na verdade, o Namahage simboliza sorte no ano-novo pois algumas pessoas no dia 31 de desembro, se vestem com máscaras azuis ou vermelhas, capas de palha e carregam baldes e facões nas mãos, para cortar as energias negativas e levá-las para longe! 
Quem recebe a visita desse "demônio" no ano-novo, terá sorte grande! 
Depois, no pavilhão coberto,  podemos encontrar várias barracas com lembrancinhas japonesas. Além disso vários espaços ofereciam aulas de um monte de coisas interessantes, 
como desenhar Mangás, que o Rodrigo fez questão de participar! 
E olha que coisa mais delicada esses apetrechos simbolizando a 
"cerimônia do chá" tudo feito em papel, como origamis! Muito lindo não??? 
E também teve coisas modernas nesse festival, como o concurso de Cosplay! 
Cosplay é uma mania interessante que surgiu dos fãs da saga de Guerra nas Estrelas em se fantasiarem de acordo com os personagens do filme! 
Claro que não perdemos a oportunidade de tirar fotos com esse pessoal né não??? hahahaha 
Enfim, foi um domingo delicioso, 
no qual dedico esse post ao amigo Alexandre dono do Blog Lost in Japan (AQUI!) que sempre nos brinda com notícias e dicas culturais desse país pequeno em tamanho, 
mas gigante em beleza e cultura, o Japão!
Beijos
Pin It Now!

10 comentários:

Profº Bauru disse...

Lola, não sou muito chegado à comida japonesa, mas acho que é porque não fui apresentado corretamente a ela. Tenho conhecidos que são apaixonados...rs. Mas já teria valido o passeio pela diversão. Estar junto da família e se divertindo é a melhor coisa que uma pessoa pode querer... ainda mais se todos estiverem com saúde. Abraço e boa semana para você.

Andreia Lica disse...

Eu gosto muito deste tipo de feira, mas acho super caro o estacionamento e ainda mais pagar pelas entradas..Eu já faço as comidinhas em casa ou vou até a Liberdade para tirar um lazer.

Bjão

Giuliana: disse...

Oi Lola,

Que domingo gostoso, além de se divertir, ainda conhecem e aprendem coisas novas. Muito bom!

Beijos

Bia Jubiart disse...

Que diversão! Também adoro comida japonesa!

Muito simbólica a homenagem ao Ale, ele super merece!

Um ótima semana p/ vcs!

Beijossssssssss

Adriana Balreira disse...

Lola,
deve ter sido um domingo bem animado mesmo. E só de ver vcs comendo...hummm...me deu fome...
Beijos
Adriana

Luci Hora disse...

Ai que inveja!! Eu queria tanto morar em Sampa pra ter ido!! Adorei o post! Seus filhos são tão lindos!! Vontade de apertar os dois!!

Luci Cardinelli disse...

Quanta alegria!! Eu também sou fã de toda cultura japonesa e aprendi a gostar da comida
Ah queria ver os desenhos do filhote!
Alê merece a homenagem!

beijosss

Luci Cardinelli disse...

Esqueci de dizer que gostei da casa nova ;)

Celina Dutra disse...

Sou apaixonada pelo Japão e foi uma delícia ler seu post! Essa festa toda, com direito até a história de personagens! E a dedicatória ao fofo Alexandre, merecedor de todo carinho!

Amei tudo.

Beijos

Gabi Soares disse...

Adoro festival de cultura japonesa !
Aqui tem um chamado Bon Odori que acontece uma vez por ano e eu já estou colada nele a 4 anos!
Um beijo enorme, flor !