27 de jun. de 2011

Dieta Coletiva - 26a edição - O Diabetes!

Sempre é bom fazer um check- up anual e meu marido foi então a uma cardiologista para realizar tais baterias de exames e não é que descobrimos que ele está com pré-diabetes? Sim! Aquela do tipo 2, que atinge pessoas com sobre peso! Não é de hoje que ele está bem acima do seu normal...é aquela velha história: o homem amadurece, casa, engorda e envelhece! Mas infelizmente eu trocaria o "envelhecer" da frase por "adoecer". 
A obesidade não é só um problema estético e todos nós sabemos disso. 
Ela traz consequências sérias para a saúde em geral, como a diabetes tipo 2. 
Então, nessa semana da Dieta Coletiva, além de continuar na minha saga pela alimentação saudável e emagrecimento, agora tenho que me inteirar mais e mais a respeito do diabetes e como reduzir a glicemia no sangue, através da alimentação. Pesquisando no Pai Google, descobri vários sites interessantes que tratam do assunto como um todo, como esse AQUI!! Mas todos eles afirmam que, uma alimentação saudável, regrada, optando por alimentos menos calóricos, naturais, com ou sem açúcar, sem gordura-trans, combinando com exercícios físicos diários, dá para se prevenir o diabetes e até reduzir a detecção do mesmo no organismo! 

Outra coisa que observei é que, apesar dos carboidratos serem considerados vilões para os diabéticos, eles não estão totalmente fora do cardápio como os doces por exemplo. Diabéticos podem consumir arroz, macarrão, batatas, farinhas, etc....mas de forma moderada. Portanto, não é necessário mudar totalmente os hábitos à mesa, como o consumo diário de arroz e feijão, prato tão típico dos brasileiros! Realizar 5 refeições diárias, não consumir doces, comer arroz e feijão apenas nas refeições principais, sendo duas colheres de arroz e uma de feijão, priorizar as verduras e legumes na hora de montar o prato, comer uma porção de proteína, como carnes, mas evitar o preparo em forma de fritura, faz muito bem para todo mundo, inclusive para os diabéticos! 
Então não vamos esquecer que:
- Diabetes também é uma doença associada a hábitos alimentares incorretos e obesidade;
- Equilíbrio na hora das refeições é mais que necessário;
- Priorizar alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes é ótimo para diabéticos;
- Diabéticos podem consumir carboidratos, mas de forma moderada;
- Importante realizar os exames de sangue para detectar o diabetes;
- Sempre consultar um médico especializado;
- Realizar exercícios físicos diários ao menos 30 minutos por dia;
são dicas importantes para todo mundo, não só para quem tem glicemia alta no sangue!

Quem quiser saber mais dicas importantes sobre dieta, receitas, alimentação saudável, acessem AQUI o Blog Dieta Coletiva.
Beijos
Pin It Now!

5 comentários:

Elaine Tasquim Biason disse...

Oi querida...
Sou diabética a dois anos e digo, não é fácil... Minha diabetes é tipo um, apesar de ter adquirido ela mais velha, sou insulino dependente e adquiri ela por crise emocional após a morte do meu pai...
A alimentação é realmente problemática, pq é uma mudança brusca e radical, mas obrigatória...
Espero que o maridão consiga se habituar rápido... Beijossss

Fernanda Reali disse...

Lola, marca com uma nutricionista, monta um cardápio familiar e todos fazem, vai ser bom! Como o teu filho pequeno é magrinho, para ele terá um truque de aumentar calorias, ela dirá o que fazer. Vai, amiga, para não ficar viúva cedo.

beijoooo

Adriana Balreira disse...

Lola,
Meu pai também detectou um aumento na sua glicemia e hoje em dia ele emagreceu e a glicose dele baixou para abaixo do limite permitido. E sabe como? Diminuiu o açucar no café da manhã para o adoçante stevia (que é natural) e mudou o refrigerante normal para o zero. Aqui somos todos cocolátras. Continuamos a tomar coca-cola mas zero. E com essas medidas simples ele voltou ao normal.
Tomara que seu marido consiga com uma reeducação alimentar também diminuir a taxa de glicose dele.
Beijos
Adriana

Claudiene Finotti disse...

O problema é que qdo somos mais jovens nos achamos indestrutíveis e vamos fazendo tudo que é besteira. Estou tentando voltar a me alimentar melhor, aliás, muitos hábitos mudei desde que comecei a dieta em janeiro, que na verdade nem é dieta, é uma mudança mesmo de como vemos a alimentação e cuidados em geral, né?

Estou fazendo minha própria refeição e levando pro trabalho pronta, pra esquentar no microondas.

Em breve pretendo recomeçar exercícios também, afinal tenho muuuuitos diabéticos na família... não posso relaxar!

Bjus.

Clau

Unknown disse...

Lola, a diabetes 2 nao é um bicho de sete cabeças, dá para conviver com ela muito bem, apenas mudando velhos habitos!

No meu caso, faço acompanhamento com endocrinologista e estou muito bem agora!

Beijos!!