23 de fev. de 2011

A lição final - 2o livro das Amigas do Livro

Nossa "corrente" de leitura, idealizada por várias blogueiras e twitteiras, no qual explico detalhadamente essa idéia genial aqui, nesse POST, continua firme e forte e hoje postarei sobre o segundo livro lido, "A lição final" de  Randy Pausch.
Antes de receber o livro na minha casa, enviado pela amiga Giu Lopes, eu já conhecia a história verdadeira do autor, o professor Universitário americano Randy Pausch, que descobriu, aos 47 anos de idade, que tinha uma doença grave incurável e que tinha pouco tempo de vida. Assisti uma entrevista dada por ele no The Oprah Show, onde fiquei simplesmente tocada e ao mesmo tempo curiosa em saber toda a sua saga para transformar o pouco tempo que lhe restava, em uma história para nunca ser esquecida! E o livro fala realmente disso: do que deixaremos para nosso mundo, para nossa família e para quem irá se lembrar de nós. Randy teve essa oportunidade porque sabia a hora em que não estaria mais entre os seus. Mas e nós? O que realmente fazemos do nosso tempo? Sobrevivemos ou vivemos? Vamos deixar que tipo de lembranças para nossos filhos? Que lições queremos realmente passar adiante? A história relatada ali faz com que nossa mente reflita sobre todas essas questões. Não é uma história basicamente triste. Isso porque, surpreendentemente, Randy mostra-se uma pessoa extremamente otimista e forte o suficiente para transformar seu drama em uma maravilhosa jornada de desenvolvimento pessoal. Por isso gostei tanto de ler o livro!
Uma das coisas mais fascinantes nesses últimos momentos da história de Randy, é o seu planejamento em torno de questões tão simples da vida e que, muitas vezes, nem nos preocupamos com as mesmas, como a gentileza que esquecemos de oferecer as pessoas, o pedido de ajuda quando realmente precisamos, a humildade de se desculpar, a vontade de realizar sonhos possíveis mas muitas vezes deixados como não prioritários, enfim, aproveitar melhor o tempo de nossas vidas, em todos os sentidos, mas com coisas úteis e significativas! 

Deixo aqui então, essa maravilhosa dica de leitura onde espero, de verdade, que quem for lê-lo aproveite o tanto quanto eu aproveitei!
Beijos
Pin It Now!

13 comentários:

Adriana Balreira disse...

Humm, então ainda irei receber esse livro!!! Também vi a entrevista dele an Oprah e me tocou bastante a história dele. Realmente esquecemos das pequenas coisas da vida, das mais simples!!
Ainda não recebi o segundo livro!!!
Beijos
Adriana Balreira

Fernanda Reali disse...

Este livro mudou a maneira como eu me posiciono na minha vida. Me fez ser mais consciente de que cada dia é um dia e que ele ficará marcado para sempre com algo bom ou mau que eutenha feito. Assim, procuro fazer muita mais coisas positivas e construtivas desde que o li.

Beijoooo

Unknown disse...

Lindo esse libvo Lola, eu li e refleti muito em minhas atitudes do dia a dia. Grande lição de força, determinação e coragem, Bjks

Neli Rodrigues disse...

Lola, não é mobidez, mas penso na minha "partida" todos os dias. Me preocupo principalmente com o que deixo pros meus filhos, não material, mas moralmente. Tb faço um tipo de diário que relato como sou por dentro, pois a gente nunca se mostra por completo, esse diário um dia será deles. E está anotado a dica de leitura.
Bjs♥

Giuliana: disse...

Lola,

Não tem como ler este livro e não mudar alguma coisa a partir dos nosso aprendizado com cada palavra dele. Nos faz questionar, e é isso que nos leva a mudar de pouco em pouco, e todos os dias. =)

Beijos

Blog da Pandinha disse...

Bia, eu sou apaixonada por livros que contam histórias reais. E este me fez chorar. É simplesmente lindo. Fica a dica de outro que mexeu muito comigo: O Escafandro e a Borboleta. Li o livro e assisti ao filme. Vale a pena fazer os dois! Beijos

Andreia Lica disse...

Eu já conhecia a história dele atravéz de uma reportagem na Veja. E acho que saber que o seu fim esta próximo, faz vc ver o mundo de outra forma, seus conceitos mudam.

Bjão

Dani Coelho disse...

Tenho esse livro, já li, muito boa a história, faz a gente pensar um pouco na nossa vida.
Ótima dica de leitura.
Beijos!

Patricia Daltro disse...

O livro está comigo nesse momento, confesso que só passei os olhos, nem comecei a ler. Afe, que o tempo tá faltando. rs
Mas, também estou muito curiosa para ler o livro, desde que vi a matéria na tevê.

A FADA DAS AGULHAS disse...

Ainda não li esse livro.E agora fiquei com vontade.
É muito bom quando a leitura nos ajuda a melhorar,refletir um pouco sobre nossas vidas.
Obrigada por compartilhar!
Beijoooo

Simone Souza

Ana Guarany disse...

Oi Lola!
Conheço o assunto pois li sobre o autor e sua saga mas não li o livro, obrigada pela dica. Pensar na morte nos faz VIVER melhor. Saber que a morte é a unica certeza da VIDA nos faz seres humanos melhores... Vamos viver cada dia como se não houvesse amanhã! Um maravilhoso Final de Semana para vc e Bjs

Lilian Britto disse...

Uia Lola, não conhecia esse livro! Que super dica amiga ;) Já vai entrar na minha listinha ^^
Beijocas, bom findi =*

Tays Rocha disse...

Eu tenho esse livro, já li mais de uma vez, sempre que sinto necessidade dou uma repaginada, as lições são maravilhosas, ele se posiciona diante de tudo de uma forma questionadora e nos leva a repensar muitas das nossas atitudes, realmente muito bom. Beijos Lola!