21 de mai. de 2014

Saíndo um ARROZ DE FORNO! #Receita

Tem dias que falta criatividade para fazer o jantar.
Arroz, feijão e bife é muito bom mas enjoa.
Então bora preparar algo que parece elaborado mas não é? rsrsrsrs
Arroz de forno!!
O meu eu uso:
INGREDIENTES
- uma panela cheia de arroz pronto (mais ou menos 3 xícaras). O legal dessa receita é que você pode usar o arroz que sobrou do almoço, por exemplo!;
- 3 latas de atum;
- 1 lata de ervilha ou um saquinho de ervilhas congeladas previamente cozidas;
- 3 ovos cozidos bem durinhos;
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho picadinhos;
- azeite;
- sal;
- pimenta;
- 500g de queijo parmesão ralado
- molho de tomate já pronto ou feito em casa.

Eu faço assim:
PREPARO
Primeiro preparo o molho que irei misturar o arroz branco.
Refogo num fio de azeite o alho e depois a cebola. Aliás, aí vai uma dica importante na hora de refogar esses dois ingredientes! Sempre refogo primeiro o alho e depois a cebola porque a cebola solta um liquido. Esse liquido irá cozinha o alho e não fritá-lo entende??? rs Continuando...
Quando o alho e a cebola estiverem dourados, eu despejo o atum em lata, já coado (retirei aquela água ou óleo que vem dentro da lata) e refogo. Daí coloco um pouco de pimenta. Jogo o molho de tomate e coloco sal à gosto. Espero dar uma apurada e coloco as ervilhas. Fecho a panela deixando ali em fogo baixo, por uns 5 minutos. Enquanto isso, cozinho os ovos em água fervente para que eles fiquem bem durinhos!
Pego o arroz branco já pronto e cozido e vou despejando aos poucos esse molho feito com tomates e atum. Vou misturando para que fique homogêneo. Daí pego uma forma de vidro ou refratária e coloco um pouco do arroz forrando todo o fundo dessa forma.
 Vou salpicando uma camada de queijo ralado. Depois coloco mais uma camada do arroz. E mais queijo ralado. Faço assim sucessivamente até cobrir toda a forma e finalizar salpicando por cima de tudo com mais queijo ralado e com os ovos cozidos, partidos ao meio, para decorar. 
Basta agora colocar num forno médio pré-aquecido e espero gratinar o queijo por cima.
Está pronto!
Meus filhos AMAM esse prato!
Gostaram?
Beijos
Pin It Now!

5 comentários:

Glória Tupper disse...

Hummmmm....

Fernanda Reali disse...

Adoro e faço com peito de franfo desfiado. Fica ótimo. Ralo cenourinha também. com atum, ainda não fiz. Boa ideia! Compartilhe. bjs

Crys Leite disse...

Hum...cara de bom!!

Lola, aprendi que devemos refogar a cebola primeiro,senão o alho queima e a cebola não refoga, pois o ponto de fusão deles é diferente.

Beijinhos!!

Anônimo disse...

Adoro arroz de forno mas nunca experimentei fazer, vou testar a sua receita! bj
http://desejoserperfeita.blogspot.com/

Cantinho da Zazá disse...

Oi Lola!
Arroz de forno feito com atum é uma alternativa bem diferente e bom para sair do tradicional peito de frango desfiado. Vou experimentar!
Bjs,
Zazá (Angela Giugliani)